Sociedade

Santarém é a localização escolhida pelos vereadores da oposição de Leiria para o novo aeroporto

2 mai 2023 21:54

“Construção do novo aeroporto em Santarém será um polo âncora para o desenvolvimento da região e de Portugal”.

santarem-e-a-localizacao-escolhida-pelos-vereadores-da-oposicao-de-leiria-para-o-novo-aeroporto
Os três vereadores da oposição convidam os autarcas da região a defender Santarém
Ricardo Graça

Os vereadores da oposição na Câmara de Leiria, presidida por Gonçalo Lopes (PS) defenderam hoje que o novo aeroporto deve ser em Santarém, pois é “a melhor opção para Portugal”.

Álvaro Madureira e Daniel Marques, vereadores independentes, eleitos pelo PSD, e Branca Matos, vereadora do PSD, emitiram um comunicado conjunto, após a reunião de executivo apontando Santarém em alternativa à Base Aérea n.º 5 de Monte Real (concelho de Leiria).

“Em virtude de Monte Real não ter sido considerado como opção para a fase seguinte, pela Comissão Técnica Independente”, os vereadores “defendem e apoiam que o novo aeroporto de Lisboa seja construído em Santarém, sendo o mais vantajoso para Portugal”.

A posição dos autarcas é fundamentada por ficar a “cerca de 60 quilómetros de distância de Leiria, servir a população a norte do Tejo e a população de Leiria e as suas empresas”.

Os vereadores entendem ainda que a localização de Santarém também serve Fátima, Tomar, Beira Interior e Lisboa.

“É um investimento privado, tem bons acessos, com a A1 e a ferrovia, com a Linha do Norte, a passarem nas proximidades”, realçam.

Segundo Álvaro Madureira, Branca Matos e Daniel Marques, esta localização “tem um impacto ambiental reduzido”.

Além disso, a “maioria da população encontra-se a norte do rio Tejo” e a “construção do novo aeroporto em Santarém será um polo âncora para o desenvolvimento da região e de Portugal”.

Nesse sentido, os vereadores “convidam os autarcas da região e da zona Centro a defenderem e a apoiarem a construção do novo aeroporto de Lisboa em Santarém”.