Sociedade

Santuário de Fátima associa-se a jornada mundial de oração pela paz

19 set 2016 00:00

A jornada de oração decorre amanhã, dia 20, data em que a cidade italiana de Assis acolhe o encontro de líder religiosos mundiais.

santuario-de-fatima-associa-se-a-jornada-mundial-de-oracao-pela-paz-5029

O Santuário de Fátima vai associar-se à jornada mundial de oração pela paz, que decorrerá amanhã, dia 19, em Assis, Itália. A jornada coincide com designado “Encontro de Assis”, que reunirá nesta cidade o Papa Francisco e outros líderes religiosos mundiais.

Segundo uma nota da reitoria, o Santuário de Fátima “vai ter presente, em todas as celebrações” a realizar amanhã, a jornada de oração pela paz, a decorrer em Assis. Na base desta decisão está “o pedido do Papa Francisco a todas as igrejas particulares para considerarem o próximo dia 20 como jornada de oração pela paz, em concomitância com o encontro inter-religioso”.

“Dando seguimento ao que nos é pedido pelo nosso bispo e indo ao encontro do que é solicitado pelo Papa Francisco, peço que tenham presente e explicitem em todas as celebrações oficiais do santuário, na terça-feira, dia 20, a intenção da oração pela paz” refere uma nota da reitoria a todos os capelães do Santuário.

No seu site, o Santuário de Fátima recorda que “não é a primeira iniciativa do género”. O encontro pela paz em Assis acontece 30 anos depois do primeiro evento, promovido pelo Papa João Paulo II por ocasião da Guerra Fria e do conflito entre os Estados Unidos da América e a então União Soviética.

Em 1993, numa época dominada pelo "conflito na Bósnia e Herzegovina", e em 2002, o Papa polaco convocou de novo os líderes religiosos a trilharem "o caminho da reconciliação".

“Violência nunca mais! Guerra nunca mais! Terrorismo nunca mais! Em nome de Deus, cada religião leve ao mundo a justiça, a paz, o perdão, a vida, o amor!”, exortou na altura João Paulo II.

Estes encontros seriam repetidos em 2006 e mais recentemente em 2011, sob a vigência do Papa Bento XVI.

O encontro em Setembro vai incluir "dois dias de painéis de discussão e uma jornada de oração", sendo que a comunidade franciscana de Assis, a Comunidade de Santo Egídio e a diocese local esperam que o evento marque também "o regresso do Papa Francisco à região", depois de lá ter em Janeiro deste ano.