Sociedade

Santuário de Fátima com novo altar

14 mai 2016 00:00

Custo da obra não foi revelado

santuario-de-fatima-com-novo-altar-4087

Ainda com alguns pormenores por concluir, o novo altar do recinto do Santuário de Fátima está pronto a ser utilizado na peregrinação que hoje e amanhã, dias 12 e 13, levará milhares de peregrinos à Cova da Iria. No domingo, realizou-se a cerimónia de dedicação do altar, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

A obra foi projectada pelos arquitectos Alexandros Tombazis, autor da Basílica da Santíssima Trindade, e Paula Santos, não tendo sido relevado o seu custo. O novo presbitério terá capacidade para 120 concelebrantes e descerá 2,4 metros na escadaria face à anterior estrutura, tornando-se, assim, “mais próximo da assembleia”, explica um comunicado do santuário.

Citado por essa nota informativa, o reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas, frisa o duplo objectivo da obra: “dotar o recinto de oração de um presbitério funcional que assegure, simultaneamente, uma expressividade simbólica através de uma qualidade arquitectónica”.

“Este presbitério marca a visibilidade do Santuário” e todo o recinto fica preparado “para acolher os peregrinos”, o que para o santuário “é absolutamente relevante”, afirmou.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo