Sociedade

Santuário de Fátima lança Certificado do Peregrino

19 fev 2026 14:14

Anúncio foi feito esta quinta-feira na sessão de abertura da 13.a edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

santuario-de-fatima-lanca-certificado-do-peregrino
Redacção/Agência Lusa

O Santuário de Fátima vai lançar em Outubro o Certificado do Peregrino de Fátima, iniciativa que pretende promover a prática da peregrinação, anunciou o reitor da instituição, na sessão de abertura da 13.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorre na Cova da Iria.

“Como relevante destino de peregrinações, gostaria de aproveitar este momento para anunciar que o Santuário de Fátima lançará, por ocasião do Dia Nacional do Peregrino, que se celebra em 13 de Outubro, o Certificado do Peregrino de Fátima”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

O reitor explicou que “a emissão de um certificado oficial do peregrino de Fátima que cumpra determinados critérios de peregrinação” tem sido “um pedido que tem chegado, reiteradamente, ao Santuário”.

“Estamos a trabalhar este assunto e pretendemos fazer a sua apresentação no dia 12 de Outubro, início da última das grandes peregrinações do ano ao Santuário de Fátima”, adiantou Carlos Cabecinhas.

O sacerdote salientou que “esta iniciativa pretende promover a prática da peregrinação, valorizar os caminhos de Fátima, que têm merecido da parte do Centro Nacional de Cultura e de muitos dos municípios envolvidos uma especial atenção, e valorizar Fátima como meta desses caminhos”.

À margem do evento, o reitor do templo mariano manifestou-se convicto que o turismo religioso pode ser motor de recuperação da região Centro, gravemente atingida pelo mau tempo.

“É a minha convicção também de que o turismo religioso pode ser o motor de recuperação desta região. A minha expectativa, mais do que uma apreensão, é positiva de que o turismo religioso na região Centro e, concretamente, em Fátima, seja, de facto, o motor para a recuperação do território”, declarou.

Em 2025, cerca de 6,5 milhões de peregrinos estiveram no Santuário de Fátima, um aumento face a 2024, com a instituição a destacar o aumento do número de grupos de fiéis registados, particularmente oriundos da Indonésia.