Sociedade

Santuário volta a celebrar presencialmente Dia dos Pastorinhos

4 fev 2022 17:03

A data começa a ser celebrada no dia 11

santuario-volta-a-celebrar-presencialmente-dia-dos-pastorinhos
Redacção/Agência Lusa

O Santuário de Fátima anunciou hoje que vai voltar a celebrar presencialmente este ano o Dia dos Pastorinhos, que se assinala em 20 de Fevereiro.

A data começa a ser celebrada no dia 11, com a publicação de um podcast diário com uma leitura das Memórias de Lúcia e uma meditação inspirada na espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

O Santuário, em informação hoje disponibilizada, dá conta de que a Novena dos Pastorinhos, feita em parceria com as Irmãs da Aliança de Santa Maria, propõe uma reflexão os temas “União de vontades: quando o meu querer é o querer de Deus”, “União de Corações”, “Deus não se pode dizer, nem deixar de dizer”, “Se é segredo, não se pode dizer!”, “Diante do eterno, não há tempo”, “Do sacrifício, não me escondo!”, “Nenhuma outra altura, senão a do Baixíssimo”, “O doce Cristo vestido de branco” e “A mudança”.

Uma vigília na noite de dia 19, com um momento de veneração aos túmulos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e uma missa, no dia 20, presidida pelo cardeal António Marto, integram o programa litúrgico que evoca a memória dos santos de Fátima, que se completa com um concerto evocativo com o Coro Ricercare, sob a direcção de Pedro Teixeira.

Os videntes de Fátima Francisco e Jacinta Marto, que morreram vítimas da chamada “gripe espanhola”, foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de Maio de 2017, no ano do Centenário das Aparições.