Sociedade

São Martinho reavê bandeira azul

7 mai 2016 00:00

Distrito tem 13 praias distinguidas com galardão

sao-martinho-reave-bandeira-azul-4018

A praia de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, vai voltar a hastear a bandeia azul, depois de, na última época balnear, ter sido retirada da lista. Uma exclusão que se deveu a uma nova directiva europeia sobre qualidade da água que alterou os critérios, impondo que passem a contar as últimas 20 amostras.

Com a recuperação da bandeira por parte de São Martinho, sobe para 13 o número de estâncias balneares do distrito distinguidas com aquele galardão, que é atribuído há 30 anos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Peniche continua a ser o concelho da região com maior número de bandeiras azuis, com um total de seis: Balear Norte, Baleal Sul (a praia do distrito que mais vezes foi distinguida), Cova da Alfarroba, Gambôa, São Bernardino e Medão-Supertubos.

Além destas estâncias, mantém a galardão de qualidade as praias de Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão (Leiria), Paredes de Vitória (Alcobaça), Nazaré, Foz do ArelhoLagoa e Foz do Arelho-Praia do Mar (Caldas da Rainha).

A Marinha Grande não regista qualquer bandeira, porque, à semelhança de anos anteriores, o município não apresentou candidatura por discordar dos crité- rios de atribuição. De acordo com os dados divulgados na semana passada pela ABAE, este ano, houve 292 praias costeiras e 22 fluviais distinguidas com a bandeira azul em Portugal, registandose dez novas entradas na lista e nove que perderam o galardão.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo