Desporto

School Fitness: foram dez horas de alegria contagiante

17 abr 2018 00:00

Sorrisos, fitness, energia e muita dança foram os ingredientes da 12.ª convenção School Fitness, realizada no Colégio Dinis de Melo, em Amor, Leiria, no passado sábado, dia 14 de Abril.

Sorrisos, fitness, energia e muita dança foram os ingredientes da 12.ª convenção School Fitness, realizada no Colégio Dinis de Melo, em Amor, Leiria, no passado sábado, dia 14 de Abril.

Foram quase dez horas consecutivas em que a alegria foi a nota dominante para os 450 inscritos.

O evento contou com a presença de inúmeros instrutores de projecção nacional e internacional, que dinamizaram as Masterclasses, os Workshops e as Aulas Zen.

Este ano, a edição acabou por ter um significado ainda mais especial, pois houve oportunidade de reunir alguns dos “dinossauros” do fitness em Portugal, pioneiros da criação e promoção deste tipo de eventos há 25 anos.

Deste modo, é inevitável recordar os anos 90, com as míticas convenções da Manz na cidade de Espinho (entidade que agora é a grande responsável pelo Portugal Fit, no Altice Arena) e da Convenção da Alice Rodrigues, em Lisboa.

Estes eventos foram os catalisadores de projetos inerentes ao fitness por todo o país. Deste modo, Amor acabou por se tornar numa paragem obrigatória pois, com o School Fitness, houve a oportunidade única de juntar figuras ilustres como Luís Cerca, Luís Gonçalves, Rui Gateira, Sky Fly, Betty, Abílio Martins, To-Zé, Orlanda e António Silva que, ao longo de mais de duas décadas, contribuíram para que o fitness perdurasse como uma prioridade do panorama desportivo.

A presença de Mestre Petchu, principal impulsionador dos ritmos africanos em Portugal, abrilhantou este evento com a sua formação ao nível do Afro Fitness, Funaná, Kizomba, entre outros. Numa fusão ritmada de estilos, elevou os níveis de adrenalina e de felicidade de todos os participantes.

O evento abriu com uma super aula de Step, protagonizada pelos responsáveis da equipa Fitness and Friends, de Lisboa. Orlanda Máximo, António Silva e Pedro Espírito Santo partilharam o palco, numa dinâmica fantástica, que não deixou ninguém baixar os braços. Também Liliana Ramos apresentou uma aula bombástica de Strong. Bastaram 30 minutos para deixar todos sem fôlego.

Cowboyadas e sons latinos foram os estilos eleitos pelos instrutores de Dance Fusion Fit. Nuno Carvalho e Rogério Franco animaram o pavilhão com várias coreografias, com a estreia das alunas de Dance Fusion Fit de Amor, que num estilo 100% português, ajudaram a tornar este momento inesquecível.

Dos profissionais da casa, além de Nuno Carvalho com Dance Fusion Fit, esteve António Alves, na companhia de Mónica Brandão, com uma aula de Old Step, que levou os participantes a reviver o espírito do Step dos anos 90.

Após o almoço oferecido pela escola, realizou-se uma enérgica aula Fight-Do, com o professor Marco Cancela.

A organização do evento reservou uma surpresa: uma Aula Mistério. Assim, chegada a hora, subiu ao palco o vencedor do prémio “Melhor Instrutor de Zumba” na edição de 2017, Abílio Martins, que trouxe consigo os verdadeiros ritmos zumbásticos da actualidade.

David Brás e Luís Cerca transformaram o pavilhão numa verdadeira arena da atividade física, com duas aulas de levar os músculos ao limite através do Aero Dance e Free Style, respectivamente.

O School Fitness não seria o mesmo se não tivesse no seu programa o “Melhor Instrutor de 2017”, Fábio Januário (“Krayze”) que contagiou tudo e todos com a sua dança e o seu sorriso. Centenas de participantes dançaram sem parar.

Ritmos africanos, Localizada, Bollywood, Hip Hop Lyrical, Kizomba, Pilates e Meditação e Mindfullness integraram o leque de modalidades relativas aos Workshops e às Aulas Zen. Destaca-se a estreia de uma nova vertente, o Yoga Dance, com a instrutora Diana Rego, presença habitual de edições anteriores.

O apresentador da SIC, João Paulo Sousa, também esteve presente neste evento, que tem conquistado, ano após ano, uma legião verdadeiramente adepta da prática desportiva.

A organização mostrou-se bastante satisfeita com o sucesso desta iniciativa e assegurou que a edição de 2019 será ainda melhor. Terá mais aulas e mais instrutores. Estima-se que o número de participantes seja cada vez maior.

O evento culminará com a realização do 15.º Torneio de Hip Hop. Este terá lugar no dia 29 de Abril, no Teatro José Lúcio da Silva, e contará com a presença de 20 grupos a concurso, vindos de todo o país. Os bilhetes já estão à venda e já estão praticamente esgotados.