Economia

Se São Pedro ajudar, ainda vamos a tempo de uma bela colheita

4 set 2020 10:23

Os produtores acreditam que, em termos de quantidade, os resultados deste ano se vão aproximar dos do ano anterior. Já a qualidade vai depender de dias de sol no próximo mês Vindimas estão a arrancar e exigem este ano cuidados adicionais

se-sao-pedro-ajudar-ainda-vamos-a-tempo-de-uma-bela-colheita
Vindimas estão a arrancar e exigem este ano cuidados adicionais
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Quando se preparam para arrancar com as vindimas, o JORNAL DE LEIRIA foi saber das expectativas dos produtores de vinho da nossa região. A quantidade, dizem, deverá aproximar-se daquela que foi registada no ano passado.


Já a qualidade, defendem alguns, está dependente de dias soalheiros que venham a acontecer durante o próximo mês.

Na Companhia Agrícola do Sanguinhal está tudo a postos para arrancar com a vindima.

Carlos Fonseca, responsável pela empresa, sediada no Bombarral, adianta que os trabalhadores estão preparados para ir para o campo já por estes dias, mas não tem a certeza se as uvas terão atingido o grau de maturação pretendido, pelo que suspender as vindimas e retomá-las um pouco mais tarde é um cenário a ter em conta.

Carlos Fonseca explica que, em termos de quantidade, espera um ano idêntico a 2019, época onde a Companhia Agrícola do Sanguinhal colheu 500 toneladas de uvas.

Talvez possa aumentar 5%, estima o responsável. Quanto à qualidade, “se o tempo se mantiver com sol, vamos ter uma belíssima colheita.

É preciso que não surjam chuvas de Setembro a Outubro, durante o período das vindimas”, frisa o empresário, lembrando que a região Oeste tem vindo a registar condições meteorológicas irregulares, com períodos de nevoeiro e de baixa temperatura.

Esta é também a convicção de Luís Vieira, administrador do Grupo Parras, dono da Quinta do Gradil, onde as vindimas acontecem na zona do Cadaval e o engarrafamento se realiza na Goanvi, em Alcobaça.

Luís Vieira perspectiva que este ano, em volume, os resultados da vindima se aproximem dos do ano passado, que ascenderam a mil toneladas, talvez com uma ligeira variação, na ordem dos 5%.

No entanto, salienta que este ano foi mais difícil no que se refere a condições climatéricas, com mais chuva, o que atrasou mais a maturação das uvas.

“Não quer dizer que não haja bons vinhos, mas vai ser mais exigente na fase final no campo e também na adega”, faz notar o empresário.

Sediada nas Cortes, em Leiria, a Vidigal Wines dedica-se ao engarrafamento e à comercialização de vinhos, que exporta para 45 países, e é também maioritária na Encostas do Atlântico (produtora de vinho, localizada na região Oeste).

António Lopes, responsável pela empresa, adianta que as suas vindimas já arrancaram, esperando-se este ano uma quantidade superior à do ano passado (que foi de 5500 toneladas), o que se justifica com a ampliação da adega e a com aquisição de mais uvas.

Quanto à qualidade, refere prontamente que os tintos e os rosés serão bons, mas admite que fazem agora falta bons dia de sol sobretudo para melhorar os brancos, que as condições meteorológicas não favoreceram tanto.

A Rocim também já deu início à vindima nas Cortes, vinhas a partir das quais é produzido o Vale da Mata. “Apesar de ter sido um ano muito complicado pelas condições meteorológicas adversas (chuvas no período da floração e temperaturas muito elevadas no mês de Julho), as uvas apresentam uma qualidade excepcional. Verifica-se uma ligeira quebra de produção face ao expectável mas, por outro lado, a qualidade supera todas as expectativas . Será por isso um ano de uma qualidade muito elevada”, estima Catarina Vieira, empresária e enóloga.

Esforço adicional em contexto de pandemia

As medidas de contingência foram tomadas a partir de Março e continuarão a ser respeitadas em campo. Na Quinta do Gradil, a vindima manual é pouco significativa. Ainda assim,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ