Sociedade

Secretário de Estado do Vaticano  preside às celebrações do 13 de Maio

24 fev 2023 15:00

Cardeal Pietro Parolin já tinha estado no Santuário de Fátima, em 2016, a presidir à peregrinação do 13 de Outubro.

secretario-de-estado-do-vaticano-preside-as-celebracoes-do-13-de-maio
Pietro Parolin é cardeal desde 2016
Foto: Santuário de Fátima

A primeira grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima, a 12 e 13 de Maio, será presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin. 

Esta é a segunda vez que o chefe da diplomacia da Santa Sé estará na Cova da Iria como presidente de uma grande peregrinação, função que desempenhou em 2016, nas celebrações do 13 de Outubro, a última peregrinação internacional aniversária que precedeu a deslocação do Papa Francisco a Fátima, em Maio de 2017.

Cardeal desde 2016, Pietro Parolin recebeu a ordenação episcopal das mãos do Papa Bento XVI, em Setembro de 2009. Em 2013, o Papa Francisco nomeou-o secretário de Estado do Vaticano e, ainda nesse ano, foi chamado a fazer parte da Congregação para os Bispos. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo em 12 de Outubro de 2016.

Esta sexta-feira, o Santuário de Fátima anunciou também o nome do presidente da peregrinação de Julho: D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga, o último sacerdote português a ser ordenado bispo em Portugal, em Dezembro último. 

Em Agosto, quando a Cova da Iria recebe a Peregrinação Nacional dos Migrantes, as celebrações serão presididas por D. Filomeno do Nascimento Dias, arcebispo de Luanda (Angola).