Economia

Sector dos autocarros de turismo diz-se esquecido e reclama apoio

19 set 2020 18:24

Movimento de sensibilização passou terça-feira em Leiria

sector-dos-autocarros-de-turismo-diz-se-esquecido-e-reclama-apoio
Protesto em Leiria
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

O sector dos autocarros de turismo diz-se esquecido pelo Estado e reclama apoio urgente, tal como têm beneficiado outras empresas do ramo. Esta terça-feira, no âmbito de uma campanha de sensibilização que percorreu as capitais de distrito, o Movimento SOS Autocarros também passou por Leiria. Já quarta-feira, os empresários do sector manifestaram o seu desagrado junto da Assembleia da República, em Lisboa.

João Paulo Sá, responsável pela empresa Top Evasion Europa, de Leiria, foi um dos empresários envolvidos neste movimento de sensibilização. Explicou ao JORNAL DE LEIRIA que a sua empresa, como de resto todas as que trabalham com autocarros no transporte de turistas, está “há 180 dias praticamente parada”. A nível nacional, estão em causa 350 empresas, com uma frota de 2500 viaturas, que empregam cerca de 2000 pessoas.

São entidades cuja actividade principal é o transporte de turistas entre aeroportos, hotéis, deslocações no País e até viagens internacionais, mas que não têm merecido a atenção do Estado, aponta o empresário de Leiria.

No caso da Top Evasion Europa são habituais os percursos entre Lisboa, Fátima, Batalha, Alcobaça, Nazaré e Óbidos, com transporte de turistas vindos sobretudo de França, Itália e Brasil. Sucede que, mesmo com as fronteiras reabertas, o medo dos turistas, devido à Covid-19, fez travar a fundo este tipo de passeios. Por outro lado, salienta João Paulo Sá, o Estado impôs como limite de ocupação dois terços da lotação máxima do autocarro.

Sucede que essa regra poderá fazer sentido no metro, nos comboios ou nos autocarros públicos urbanos,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ