Saúde

Sector privado é alternativa ao hospital... para alguns

7 fev 2019 00:00

Clínicas da região disponibilizam consultas de urgência

sector-privado-e-alternativa-ao-hospital-para-alguns-9836

O preço de uma consulta de urgência básica nos serviços hospitalares portugueses públicos tem o preço de 14 euros desde Abril de 2016. A este valor acrescem as taxas de realização de meios de diagnóstico complementares que foram realizados no âmbito da consulta de urgência. 

No entanto, há uma franja significativa da população que está isenta do pagamento de taxas moderadoras, nomeadamente idosos, cujas pensões sejam baixas, e crianças até aos 18 anos.

Na região, há alternativas à urgência hospitalar no sector privado. O custo das consultas varia entre os 20 e os 40 euros, assim como os horários disponíveis. As opções são várias, mas nem todas as pessoas têm capacidade financeira para poder decidir por um serviço privado.

Rosa da Silva, residente na Marinha Grande, pesou os prós e contras e trocou a urgência do Hospital de Santo André pelo Hospital D. Manuel de Aguiar. A mãe, com 83 anos, caiu e as dores intensas junto ao ombro preocuparam Rosa da Silva.

“O meu receio era que tivesse feito uma fractura e queria ter a certeza de que estava tudo bem com ela. As urgências do hospital de Leiria têm estado um caos e a minha mãe tem uma saúde debilitada, com poucas defesas. Entendi que era melhor não a levar para lá, para evitar o risco de ser contaminada por algum tipo de vírus ou bactéria”, conta. 

 

20
O preço das consultas de urgência no sector privado varia entre os 20 e os 40 euros. O valor poderá ser elevado para algumas pessoas, mas famílias com melhores condições financeiras poderão optar por este serviço, fugindo assim aos tempos de espera na urgência do hospital público

No Hospital D. Manuel de Aguiar foi atendida pela médica de serviço, que prescreveu o raio x, feito na hora. “Felizmente estava tudo bem. Fiquei mais descansada. Esta unidade de saúde é uma alternativa, embora admita que, numa situação mais complicada, o hospital de Leiria tem a vantagem de ter especialistas de várias áreas disponíveis. Mas fiquei satisfeita com o atendimento.” 

Rosa da Silva pagou 40 euros – 20 de consulta e 20 euros do raio x – e ficou despachada em cerca de duas horas e meia. “No hospital ficaria lá muito mais tempo.”

O Hospital D. Manuel de Aguiar da Santa Casa da Misericórdia oferece consulta de atendimento médico alargado, que dá resposta aos casos agudos sem marcação. O serviço funciona diariamente das 16 às 22 horas, co

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ