Sociedade

Segurança Social fechou lar com 17 idosos em Castanheira de Pera

21 fev 2020 11:47

Encerramento "urgente" devido a "condições deficitárias" do equipamento.

seguranca-social-fechou-lar-com-17-idosos-em-castanheira-de-pera

O Instituto da Segurança Social encerrou, esta quinta-feira, um lar de idosos em Castanheira de Pera, que se encontrava em situação "ilegal" e que apresentava condições "deficitárias" para os utentes. 

Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, aquele organismo refere que, "na sequência de uma denúncia, o Instituto da Segurança Social, em articulação com a autoridade de saúde local, procedeu, ontem, ao encerramento urgente e imediato de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas ilegal, em Castanheira de Pera". 

Segundo a Segurança Social, a decisão de encerramento "deveu-se às condições deficitárias de funcionamento que representavam perigo eminente para a saúde e bem-estar dos utentes acolhidos". A instituição não especifica, contudo, as ilegalidades detectadas.

O equipamento integrava 17 idosos, que "foram encaminhados para as suas famílias e/ou outras instituições".

O encerramento urgente de um equipamento "ocorre quando se verifica um perigo iminente para a saúde e integridade dos utentes, procedendo-se à retirada imediata dos mesmos e, simultaneamente, ao seu encaminhamento para as respetivas famílias ou para respostas sociais alternativas condignas, disponibilizadas pelo Instituto da Segurança Social", acrescenta este organismo.

 

Corrigido e actualizado dia 21 de Fevereiro, às 15:40 horas, após esclarecimento da Segurança Social.