Sociedade
Seis alunos da região entre os finalistas do concurso Jovem Talento da Gastronomia
Concurso Jovem Talento da Gastronomia destina-se a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos. A final será a 8 de Fevereiro.
Entre os 48 finalistas da 10ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia estão seis alunos de escolas da região.
Tiago Bispo, residente em Porto de Mós e a frequentar a licenciatura de Gestão da Restauração e Catering na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, ficou apurado para a final da categoria “Artes de Mesa Icel”.
Por seu lado Francisco Quintino e Rui Rodrigues, alunos da Escola de Hotelaria de Fátima, figuram entre os finalista da categoria “Inovação com bacalhau da Noruega”.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, sediada em Caldas da Rainha, tem dois estudantes entre os finalistas. São eles Milene Parreira, que concorre na categoria “Cozinha Makro”, e Mauro Carreira, na categoria “Inspiração veggie by bonduelle”.
Esta última prova terá também na final Nuno Teodósio, que estuda no pólo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos - Polo Peniche.
O concurso Jovem Talento da Gastronomia destina-se a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola da área em território nacional.
A final nacional realiza-se no dia 8 de Fevereiro na Escola Profissional de Esposende, contando com 48 correntes, divididos em 7 categorias, que abarcam as principais profissões dos sectores da restauração e hotelaria.
O apuramento para a final “é o resultado da participação de centenas de alunos e jovens profissionais de Hotelaria que se inscreveram e cujas candidaturas foram avaliadas por um júri composto por especialistas”, realça a organização do certame numa nota de imprensa.
Chefe Luís Gaspar, de Leiria, será mentor
Este ano, pela primeira vez, o concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) tem uma categoria dedicada a jovens cozinheiros com dois anos de experiência profissional comprovada e menos de 26 anos de idade, que já tenham concluído a sua formação e que já se encontrem a trabalha. O vencedor desta nova categoria irá representar Portugal no concurso Jeunes Chefs Rôtisseurs Competition, sendo que a mentoria e treino para esta prova internacional estará a cargo do chefe Luís Gaspar, formado na Escola Profissional de Leiria, de onde é natural, que é do júri do JTG há várias edições.