Sociedade

Seis anos depois Mercado Municipal da Maceira tem as portas abertas

29 out 2015 00:00

O Mercado Municipal da Maceira foi construído em 2009. Abriu as portas no dia 1 de Outubro e foi hoje inaugurado oficialmente pelo presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro.

seis-anos-depois-mercado-municipal-da-maceira-tem-as-portas-abertas-2353

“Houve algumas questões técnicas que foram apuradas mediante um vistoria feita pelas diversas entidades que tutelam esta matéria e houve que fazer correções e retificações ao que já estava construído. Tudo isto demora o seu tempo, há procedimentos concursais, há uma série de burocracia, o que levou este tempo para disponibilizar este espaço à população”, explicou Raul Castro.

O presidente da Junta de Freguesia da Maceira, Vítor Santos, salientou que “era preferível abrir com condições do que fazermos uma abertura sem condições para os vendedores e utilizadores do mercado”.

Raul Castro informou que, após todas as intervenções, o Mercado Municipal da Maceira teve um “custo de 1,8 milhões de euros, sem comparticipação”.

Albertina Leal é vendedora de frutas há 42 anos na Maceira. “Eu e outra colega somos as vendedoras mais antigas deste mercado”, contou à Lusa, realçando as “boas condições” que o novo espaço tem.

A vendedora reconhece que este é um mercado que “atrai muita gente de fora”, sobretudo da Marinha Grande.

É o caso de Aida Duarte, que há vários anos desloca-se da Moita, freguesia da Marinha Grande, ao mercado da Maceira. “Sempre gostei deste mercado e agora as condições estão muito melhores.”