Economia

Mais de 300 comerciantes recebem 6 ME para modernizar os seus estabelecimentos

21 jul 2023 10:58

Programa Comércio Digital Bairros Comerciais Digitais visa modernizar estabelecimentos

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Entre as várias medidas, Porto de Mós irá proceder à instalação de mais postos wi-fi, com acesso gratuito

Um investimento de 6,3 milhões de euros (ME) foi aprovado para o comércio de seis concelhos da região de Leiria, no âmbito dos projectos candidatados ao Programa Comércio Digital Bairros Comerciais Digitais, tendo Leiria e Pombal ficado de fora nesta primeira fase.

Segundo uma nota da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Porto de Mós obtiveram aprovação dos seus projectos, num investimento global superior a 3,8 milhões de euros, com intervenção prevista em 327 estabelecimentos de comércio.

“O IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação] divulgou esta semana o resultado da avaliação das propostas finais para Desenvolvimento de Projectos no âmbito da medida Bairros Comerciais Digitais, registando a candidatura do Município de Alvaiázere a melhor pontuação a nível nacional”, lê-se no comunicado da CIMRL.

As candidaturas dos municípios de Leiria e Pombal, no valor de 2,4 ME, com um financiamento de 1,9 ME, também foram “consideradas elegíveis, embora, nesta fase, sem dotação financeira confirmada, o que determina a reapreciação dos projetos no âmbito do reforço de verbas para o Programa”, explica a CIMRL.

Abrangido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, o Programa Comércio Digital visa financiar, no mínimo, 50 Bairros Comerciais Digitais com uma dotação orçamental de 52,5 milhões de euros.

“Face ao número elevado de candidaturas de projectos, no âmbito da reprogramação do PRR, o Governo solicitou um reforço 25 milhões de euros a que corresponderá um acréscimo de financiamento, no mínimo, de mais 25 bairros, pelo que na classificação agora divulgada alguns projectos ainda não têm confirmação de financiamento”, refere a CIMRL.

Os resultados apresentados “colocam a região de Leiria como uma das regiões do país com o maior número de candidaturas já seleccionadas e susceptíveis de obterem financiamento do PRR, assegurando um importante objectivo regional de transição digital e valorização das actividades de comércio local dos centros urbanos das vilas e cidades da região”.

Integram a CIMRL os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

O Município de Porto de Mós adianta, numa nota de imprensa, que a sua candidatura "subentende diversas temáticas, como a digitalização da experiência do consumo, a integração em soluções logísticas coletivas, a digitalização de infraestruturas adjacentes, a oferta em plataformas eletrónicas e a conectividade e harmonização urbanística.

"Os principais desafios são revitalizar o comércio, com iniciativas para todas as faixas etárias, com especial enfoque nos jovens da região", explica a autarquia, que destaca ainda a importância de "satisfazer consumidores cada vez mais exigentes, com maior disposição para os canais digitais e com maior necessidade de informação da oferta comercial e de mais descontos e benefícios; a necessidade de criar mais impacto na vila a partir do turismo da região, do município e dos eventos desportivos e culturais, aumentar a formação em marketing e vendas dos comerciantes, com acções orientadas para cada perfil e nível de literacia digital".

Entre as diversas acções está previsto "a instalação de mais postos wi-fi, com acesso gratuito, a criação de uma app/plataforma do bairro com Marketplace, soluções logísticas colectivas, gestão de tráfego, com sistemas de informação e digitalização do estacionamento, formação, indústria criativa e empreendedorismo ao serviço do comércio e sistemas de monitorização ambiental e cálculo de emissões de CO2 do bairro".

Prevê-se ainda a "criação da marca, identidade e sinalética do bairro, a criação e implementação de um plano de marketing e comunicação digital coletivo, o lançamento de campanhas de marketing, a instalação de mupis, o programa de concentração do comércio e redução dos espaços vazios, entre outras".

"A implementação de um Bairro Comercial Digital terá impacto em diversas vertentes da economia local, ao nível da digitalização, na governação e gestão da informação, bem como no desenvolvimento sustentável. O intuito será sempre promover um maior volume de vendas, mais formação e conhecimentos no digital, maior produtividade e eficiência, mais comunicação e divulgação e mais cooperação e alinhamento entre comerciantes e restantes organismos locais", destaca.