Sociedade

Sem acesso ao ensino à distância, deputados levam "meninos de São Bento" ao Governo

24 jun 2020 15:49

Na segunda-feira, um grupo de trabalho do Bloco ce Esquerda (BE) visitou a freguesia de São Bento, no concelho de Porto de Mós, para verificar, no local, as queixas da população e dos autarcas do município sobre a ausência de telecomunicações móveis e cobertura de internet. 

sem-acesso-ao-ensino-a-distancia-deputados-levam-meninos-de-sao-bento-ao-governo
Parlamentares verificaram que alegação da MEO de que 98% do concelho de Porto de Mós tem 4G não é verdade
DR
Jacinto Silva Duro

"Constatámos o que nos tinha sido informado por cidadãos de freguesia, que denunciaram a ausência de meios de telecomunicação e de acesso à internet, naquela freguesia e noutras do concelho”, explica o deputado do BE eleito por Leiria, Ricardo Vicente.  

O parlamentar constatou a ausência de acesso a chamadas de telemóvel e de telecomunicações básicas, que o JORNAL DE LEIRIA avançou. “O que nesta pandemia impede a população ao acesso à internet rápida e os alunos ao ensino à distância.”

O parlamentar, que reuniu com o presidente da Junta de São Bento, Tiago Rei, e com o presidente da Câmara, Jorge Vala, refere que as operadoras – MEO/Altice, Vodafone e NOS – se recusam a instalar novas linhas e equipamentos de comunicação por não verem aí qualquer interesse económico. “Neste e noutros concelhos portugueses de baixa densidade populacional.”

Jorge Vala mostrou, inclusivamente, aos elementos do BE, os e-mails que trocou com a MEO, que garante que 98% da população do concelho de Porto de Mós tem cobertura 4G. É fácil de constatar que é mentira, quando nem sequer chamadas se conseguem fazer.”

Como o JORNAL DE LEIRIA noticiou, o presidente da Câmara anunciou que irá reunir com o presidente da ANACOM em breve, e que espera que a instalação da nova tecnologia 5G, obrigue, como contrapartida, à instalação de telecomunicações nas zonas sem cobertura. “Mas não é garantido.”

Ricardo Vicente adianta que o BE vai questionar o Governo para saber que medidas está o Executivo tomar para garantir a cobertura de telecomunicações deste e de outros territórios, “para garantir que, em tempos de pandemia, esta que é a única forma de proceder ao ensino à distância e de encurtar o isolamento entre entes queridos, chegue a todos”.  

A única coisa que parece certa é que, não havendo uma previsão de retorno financeiro, operador algum e, em especial a Meo/Altice, que comprou a Portugal Telecom, quando esta foi privatizada, se comprometerá a dar uma oportunidade aos cerca de 100 alunos e ao resto de São Bento e do concelho. 

“É inadmissível o modo com se alienou a PT à Altice, e como um Estado soberano ficou sem capacidade de oferecer serviços públicos essenciais. A MEO deveria ser de gestão pública”, resume o deputado. 

Antena da MEO dedicada ao multibanco de São Bento