Sociedade

Semáforos da Marquês de Pombal, em Leiria, avariados há quase dois meses

14 jan 2023 09:30

Câmara de Leiria já adjudicou reparação, que implica a substituição de equipamento numa das colunas de semáforos.

semaforos-da-marques-de-pombal-em-leiria-avariados-ha-quase-dois-meses
Semáforos estão intermitentes, a aguardar reparação
Ricardo Graça

Os semáforos da avenida Marquês de Pombal, em Leiria, estão sem funcionar há quase dois meses, devido, primeiro, a uma avaria e, depois, a um acidente. A primeira interrupção ocorreu no início de Novembro, com a anomalia a ser resolvida pelos serviços camarários. No entanto, pouco depois, um acidente com um veículo, que “abalroou” uma coluna de semáforos, “fez com que o sistema voltasse a ficar intermitente”, esclarece a câmara.

Como o município “não tem meios nem material que permitam a substituição da coluna”, foi necessário contratualizar o serviço, “medida que obriga ao cumprimento dos procedimentos administrativos”. De acordo com informação da autarquia, a adjudicação aconteceu a 28 de Dezembro.

“O município encontra-se a aguardar pela equipa técnica para proceder à substituição e repor em funcionamento o sistema semafórico”, avança a autarquia, sublinhando que, apesar de ter sido danificado apenas o equipamento de uma coluna de semáforos, a situação afecta os dois cruzamentos, porque o sistema encontra- se interligado e “em comunicação para assegurar a compatibilização das várias fases de verde e vermelho, incluindo o peão”.