Sociedade

Semana da Idade Maior luta contra a solidão dos idosos em Alvaiázere

8 mai 2023 12:21

Iniciativa tem ainda como objectivo aumentar a auto-estima

semana-da-idade-maior-luta-contra-a-solidao-dos-idosos-em-alvaiazere
Semana da Idade Maior decorre entre dia 15 e 19 de Maio
Ricardo Graça/Arquivo

Várias associações do concelho de Alvaiázere, que vão participar na Semana da Idade Maior, vão proporcionar diversas actividades com o objectivo de colmatar a solidão em que muitos idosos vivem, contribuindo para o aumento da auto-estima de cada idoso.

O Município de Alvaiázere anunciou o regresso desta iniciativa, que contará com a participação de seniores, de 65 anos ou mais, entre 15 e 19 de Maio.

João Paulo Guerreiro, presidente da Câmara, refere, em comunicado, que o município tem a “obrigação de criar condições para um envelhecimento digno, activo e com projectos intergeracionais”.

A iniciativa vai contar com a colaboração da Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, Associação Social Cultural e Recreativa de Almoster, Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, Lar Conchego, Centro de Apoio a Pessoas Idosas – São Jorge II, Centro Cultural Recreativo e Social da Freguesia de Pussos, Associação da Casa do Povo de Alvaiázere e, ainda, a participação da Universidade Sénior.

As actividades iniciam no dia 15, pelas 14:30 horas com o Encontro de Talentos, na Casa Municipal da Cultura.

Para dia 16, está agendado um passeio a Aveiro, onde irão visitar o Museu da Vista Alegre, sendo que a partida será pelas 8 horas.

A semana ficará, ainda, marcada pelo seminário A Arte da Felicidade – Cuidar de si para melhor cuidar dos outros, a realizar no dia 17, pelas 21 horas, na Casa Municipal da Cultura.

O dia 18, Dia da Espiga, contará com animação, sardinhada e caldo verde, na Praça Cesário Neves.

Para terminar a semana, no dia 19, o programa terá a presença da Revista à Portuguesa Olha que duas! com Natalina José e Florbela Queirós. Esta revista terá duas sessões, às 14:30 horas, destinada aos idosos, e às 21:30 horas para o público em geral. A iniciativa decorrerá na Casa Municipal da Cultura, sendo a inscrição gratuita, mas obrigatória.