Sociedade

Semana de limpeza costeira  com 11 acções na região

17 set 2022 10:31

Iniciativas começam este sábado e decorrem no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira.

semana-de-limpeza-costeira-com-11-accoes-na-regiao

São 11 as acções de limpeza de zonas balneares previstas para a região de Leiria no âmbito da semana de limpeza costeira que começa este sábado e que irá decorrer, em todo o País. 

Durante uma semana, centenas de organizações e milhares de pessoas participam em mais de 150 acções de limpeza terrestres e subaquáticas, quando decorrer de Norte a Sul a propósito do Dia Internacional de Limpeza Costeira. 

As ações, de limpeza mas que são também de sensibilização para o problema do lixo marinho, são apoiadas e promovidas pela Fundação Oceano Azul, envolvendo acima de uma centena e meia de associações, além de mais de 2.000 alunos do programa Educar para uma Geração Azul, desenvolvido pela Fundação, juntando-se também a representação da Comissão Europeia em Portugal.

Para a manhã deste sábado, estão previstas acções na praia de Peniche de Cima, Lagoa da Ervedeira (Leiria) e porto de abrigo da Nazaré. À tarde, haverá trabalhos de limpeza na Lagoa de Óbidos, a partir das 14:30 horas. 

Amanhã, domingo, encontram-se agendadas acções na marina de Peniche, a partir das 15 horas, e na praia de Vale Furado, pelas 16 horas. 
Na segunda-feira, dia 19, será a vez da praia da Gâmboa, em Peniche, receber a inicitiva, com início marcado para as 9:30 horas.

No dia 20, terça-feira, a limpeza decorrerá na zona do Cais da Foz do Arelho (sector da Lagoa),a partir das 13:30 horas. Os voluntários voltarão a este local no dia 22, para uma nova acção, pelas 10 horas. 

No próximo sábado, dia 24, a actividade realiza-se na praia do Pedrógão-Norte, a partir das 10 horas. 

No dia seguinte, haverá uma outra actividade de limpeza, agora no troço de costa entre a praia d' el Rey e da Estrela, em Óbidos, pelas 10 horas.
 
A iniciativa nos moldes actuais começou em 2019 e desde então já foram recolhidas quase duas centenas de toneladas de lixo. O plástico representa 90% do lixo que é recolhido, e em termos de itens é campeã a beata, avança à agência Lusa Flávia Silva, da Fundação Oceano Azul.