Covid-19

Seminário de Leiria vai acolher estrutura de retaguarda para doentes Covid

10 nov 2020 15:58

Espaço irá acolher pessoas infectadas com Covid-19, sem necessidade de internamento hospitalar, mas que careçam de apoio específico.

seminario-de-leiria-vai-acolher-estrutura-de-retaguarda-para-doentes-covid
O espaço servirá para “acudir” a situações de doentes que se encontram internados, mas cujo registo clínico “não obriga a hospitalização”
Ricardo Graça

O Seminário Diocesano de Leiria irá acolher uma estrutura de apoio de retaguarda para acolher pessoas infectadas com Covid-19 que careçam de apoio específico, mas sem necessidade de internamento hospitalar.

A informação foi revelada pelo presidente da Câmara de Leiria, durante a reunião de Câmara que está a decorrer. Na ocasião, Gonçalo Lopes adiantou que o acordo entre as várias instituições envolvidas “está a ser ultimado”, prevendo-se que a estrutura possa ser activada “dentro de poucos dias”.

Segundo o autarca, o espaço servirá para “acudir” a situações de doentes que se encontram internados, mas cujo registo clínico “não obriga a hospitalização”.

A criação destas estruturas de apoio de retaguarda (EAR) está prevista num despacho conjunto dos ministros da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde, datado de 5 de Novembro.

Neste documento, é determinada a disponibilização de uma estrutura deste género em todos os distritos. Destinam-se, segundo aquele despacho, a acolher “pessoas infectadas com SARS-CoV -2, sem necessidade de internamento hospitalar, que careçam de apoio específico”.

Para essas unidades, podem também ser encaminhados utentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) infectados com Covid-19, que careçam de apoio específico e que não possam permanecer nas respectivas instalações devido a situações relacionadas com a pandemia

De acordo com o despacho ministerial, compete à respectiva Administração Regional de Saúde, “em articulação com o hospital da área de referência”, disponibilizar o pessoal médico e de enfermagem necessário ao acompanhamento das pessoas instaladas, bem como assegurar a distribuição e manutenção dos equipamentos e consumíveis médicos e de enfermagem.

Cabe também à ARS assegurar a distribuição e manutenção de EPI às pessoas instaladas e ao pessoal de serviço na EAR e contratualizar o serviço de recolha de resíduos hospitalares.