Desporto

'Senhor xadrez' homenageado este sábado em Ourém

27 abr 2024 11:43

Carlos Dias, de Leiria, chegou a integrar a lista dos dez melhores árbitros de xadrez do mundo. O seu percurso será reconhecido durante o evento comemorativo do 31.º aniversário do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Ourém

senhor-xadrez-homenageado-este-sabado-em-ourem
Carlos Dias fascinou-se com o xadrez aos oito anos
Ricardo Graça/Arquivo

Começou por ser jogador de xadrez, mas acabou por se tornar num dos melhores árbitros do mundo da modalidade. Com ele elevou o nome de Leiria em partidas de 42 campeões mundiais em 27 países. Este sábado, Carlos Dias vai ser o homenageado "especial" do evento comemorativo do 31.º aniversário do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Ourém.

Com esta distinção, a organização pretende distinguir o "Senhor xadrez", pelo seu percurso como árbitro, que o colocou entre a elite mundial, numa modalidade para a qual despertou em Moçambique, país onde nasceu há 64 anos

Em Setembro de 2022, quando se despediu da arbitragem ao fim de 40 anos, Carlos Dias recordou em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA  a forma "engraçada" como se iniciou na actividade.

"Um colega pediu-me para tomar conta de uma final da Taça de Portugal durante meia hora e eu fiquei a olhar para eles com medo que acontecesse alguma coisa. Sabia as regras, mas não era árbitro. Acabou por demorar mais tempo e, quando regressou, disse-lhe: gostei disto, vou para árbitro e não te prometo que vou chegar ao topo, mas dou-te a palavra de honra que me vou esforçar”, contou.

A homenagem a Carlos Dias será um dos momentos altos das comemorações do 31.º aniversário do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Ourém, que se realiza este sábado, a partir das 17 horas, no restaurante Colina Verde, no Olival, concelho de Ourém.

O evento contará com as presenças de Fernando Mamede, antiga glória do atletismo, de Morato, ex-futebolista do Sporting Clube de Portugal, de Rui Miguel Tovar, escritor e jornalista desportivo, e de Bernardes Dinis, responsável pelo Museu do Sporting em Leiria.

Além de Carlos Dias, serão homenageados Aurélio Pereira, Carlos Pereira e Paulo Santos, os três ligados ao Sporting, nomeadamente, à Academia, ao futebol e ao kickboxing.