Sociedade

"Serious game" ensina crianças sobre impacto do uso do carro

24 jun 2022 12:29

Três turmas do 3.º e 4.º anos da Escola Amarela, em Leiria, participaram na iniciativa

Jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente
Jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente
Micael Sousa
Jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente
Jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente
Micael Sousa
Jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente
Jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente
Micael Sousa
Raquel de Sousa Silva

Permitir às crianças tomar consciência do impacto do uso do automóvel e encontrar alternativas para melhoria do espaço urbano é o objectivo do "serious game" que testado ontem, durante a manhã, junto de três turmas do 3.º e 4.º anos da Escola Amarela, em Leiria.

Os "serious games" são jogos que aliam o entretenimento a um propósito específico, que, neste caso, é alertar para a ocupação do espaço urbano pelo automóvel.

O jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente, sendo as crianças convidadas a encontrar alternativas ao uso do automóvel e a melhorar o espaço urbano, explica Micael Sousa, o investigador da Universidade de Coimbra que desenvolveu o jogo, adiantando que foi proposto aos jovens que lançassem novas ideias para o espaço público após ele ficar liberto do automóvel.

“Os 'serious games' são muito usados em educação, mas também em áreas nas quais se pretende a participação colaborativa das pessoas”, sublinha o investigador.