Viver

Serrinha: espaço Serra lança programa de artes para crianças

10 abr 2022 10:00

A primeira edição, a unir artes plásticas, artes performativas, têxteis e cerâmica, numa vivência interligada, acontece de 10 a 16 de Julho

serrinha-espaco-serra-lanca-programa-de-artes-para-criancas

Serrinha, um novo programa de oficinas criativas, no espaço Serra, dirigido a um público entre os seis e os 12 anos de idade.

A primeira edição, a unir artes plásticas, artes performativas, têxteis e cerâmica, numa vivência interligada, acontece de 10 a 16 de Julho.

Desenhar numa plataforma suspensa ou recolher materiais no meio envolvente para trabalhar com o barro são exemplos de actividades a desenvolver ao longo de uma semana que pretende proporcionar “uma experiência enriquecedora” e constituir um “estímulo criativo”, explica Vânia João, coordenadora do Serrinha, agendado para o espaço Serra, na Reixida, arredores de Leiria.

Localizado em instalações do Grupo Movicortes, proprietário do JORNAL DE LEIRIA, o espaço Serra é um ecossistema onde afluem artistas e criadores, com ateliês, salas de ensaio e estúdios de gravação.

No Serrinha, um dos objectivos é aproveitar a localização, perto da nascente do rio Lis, para colocar em prática a ideia de um desenvolvimento em comunhão com a Natureza e através da arte.

Com uma abordagem que salienta a importância de “respeitar a individualidade de cada criança”, o programa de oficinas ambiciona, segundo Vânia João, “ampliar a visão e as experiências” dos mais novos e permitir-lhes usufruir de momentos de exploração, mas também procura valorizar a criatividade, enquanto “característica inata” do ser humano.

“A arte é uma forma de ver e de comunicar o mundo” e “desde pequeninas as crianças são extremamente criativas e sensíveis”, realça a coordenadora do Serrinha. Logo, “devem ser estimuladas a desenvolver essas capacidades”.

Segundo Hugo Domingues, presidente da associação que gere o espaço Serra, o Serrinha é uma proposta “exploratória” e “imersiva”, que vai iniciar-se com um momento partilhado entre famílias e terminar com a apresentação do trabalho realizado.

Serão fornecidos almoços e refeições complementares.