Desporto

Sete mil quilómetros por mês para o disco voltar a voar longe

25 mar 2017 00:00

Irina Rodrigues treina duas semanas por mês na ilha Terceira, nos Açores, local onde reside o seu novo treinador, Júlio Cirino.

sete-mil-quilometros-por-mes-para-o-disco-voltar-a-voar-longe-6167
Jacinto Silva Duro

Depois da grave lesão na perna contraída, a treinar, a escassos seis dias de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a vida de Irina Rodrigues nunca mais foi a mesma. Primeiro foi a desilusão, depois a vontade de se levantar.

E após cinco meses a recuperar de uma fractura completa do perónio direito, a lançadora de disco de Leiria começou, em Janeiro, uma vida nova. Agora, a preparação da atleta acontece agora em nada menos do que três locais distintos.

No Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, treina duas semanas por mês, mas nas outras duas fá-lo em… Angra do Heroísmo, onde reside o seu novo treinador, Júlio Cirino, antigo técnico da recordista nacional da disciplina, Teresa Machado (65,40 metros).

Mas há mais! Estudante de Medicina, os treinos às segundas e terças são sempre em Coimbra, na secção de halterofilia da Académica. Ora, somando as quatro viagens mensais de ida e volta para Coimbra, às duas viagens mensais de partida e regresso para a Terceira – com a deslocação para os aeroportos de permeio – não é difícil perceber a complexidade do processo.

No total, contas feitas por alto, entre carros, autocarros e aviões, a lançadora do Sporting faz sete mil quilómetros mensalmente. Tudo com o objectivo de ver o disco voar longe. “É uma logística complicada”, admite Irina Rodrigues.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.