Saúde

Sindicato satisfeito com disponibilidade do Centro Hospital de Leiria para manter enfermeiros

30 mar 2021 19:22

O hospital irá ainda aumentar o tempo para troca de turnos

sindicato-satisfeito-com-disponibilidade-do-centro-hospital-de-leiria-para-manter-enfermeiros
Sete enfermeiros que irão terminar o contrato no final do mês de Março poderão ser integrados com contrato sem termo
Ricardo Graça/Arquivo

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) mostrou hoje a sua satisfação pela disponibilidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para manter os enfermeiros contratados a termo certo e por possibilitar o aumento do período para passagem de turno.

 Nuno Couceiro, coordenador do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) da Regional Centro, afirma que o CDHL comunicou hoje, durante uma reunião por videoconferência, satisfeito, que “não vai dispensar ninguém”.

“Os colegas que estão com contratos a termo certo eventualmente irão passar a contratos de substituição ou a contratos a termo incerto, o que já permite mantê-los na instituição”, afirmou Nuno Couceiro, salientando, contudo, que o ideal são os contratos sem termo, porque “dão estabilidade” aos enfermeiros.

Segundo o coordenador do Sindepor, “sete colegas que irão terminar o contrato no final do mês de Março poderão ser integrados com contrato sem termo”. “Ficamos satisfeitos já que era previsível que fosse só para os 11 que terminaram a 31 de Dezembro”, informou.

O CHL confirma que “estão a ser analisadas as condições para a continuidade destes profissionais”.

O Sindepor também considera uma boa notícia a abertura do CHL para aumentar o tempo de passagem de turnos para meia hora. “É uma coisa importante. Quando estivemos num serviço em Leiria, a passagem da informação para o turno seguinte demorou 45 minutos. Os colegas queixavam-se de que a instituição só considera atualmente 15 minutos para passagem de turno e entendemos que é deveras insuficiente. A meia hora é o que é considerado em muitas outras instituições, nomeadamente o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em quase todas as enfermarias”.

Nuno Couceiro destacou ainda o facto da administração do CHL “aparentemente estar disponível para dialogar e, mesmo na conjugação de sinergia de esforços institucionais e sindicais, em procurar dar melhores condições aos enfermeiros”.

O CHL adiantou que o aumento do período de passagem de turno “está a ser avaliado com previsão de resolução no primeiro semestre de 2021”, nomeadamente “relacionado com o grau de dependência dos doentes em alguns serviços”.