Sociedade

Sindicato Vidreiro edita livro que conta a história do 18 de Janeiro de 1934

30 set 2022 14:00

A obra é apresentada hoje na Marinha Grande e aumenta a recolha documental sobre o levantamento de 1934

sindicato-vidreiro-edita-livro-que-conta-a-historia-do-18-de-janeiro-de-1934
Revolta de 1934 na Marinha Grande
DR

Está agendada para esta sexta-feira, pelas 15 horas, a apresentação do livro Quando Amanhecerá, Camaradas? – Documentos do 18 de Janeiro de 1934, uma edição do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira.

Concebido no sentido de proporcionar acesso facilitado a uma diversidade de fontes históricas sobre o levantamento de 1934 , o livro produzido pela Hora de Ler, de Leiria, fixa e expande a recolha documental comunicada através da exposição Quando amanhecerá, camaradas?, inaugurada no âmbito das comemorações do 18 de Janeiro na Marinha Grande em 2019, no foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens, também por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira.

A apresentação, esta tarde, realiza-se na Galeria Jorge Martins do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande

“Os traços deixados no registo escrito por esta revolta operária traduzem-se em materiais de três tipos: documentos sindicais e outros registos feitos pelos participantes, no momento ou posteriormente, incluindo através da imprensa clandestina; documentos policiais e outros da administração pública; e a imprensa legal (tanto as peças publicadas como os cortes da Censura)”, refere o comunicado enviado à imprensa.

“Tudo isso e intervenções de ex-dirigentes sindicais e de alguns investigadores constituem a essência deste valioso trabalho”, lê-se na nota de divulgação.