Sociedade

Sino da igreja de Turquel voltou a tocar este fim-de-semana

2 jun 2022 18:00

Morador da freguesia reclamou silêncio, mas comunidade mobilizou-se pela tradição

sino-da-igreja-de-turquel-voltou-a-tocar-este-fim-de-semana
.
DR
Daniela Franco Sousa

Depois de as queixas de um morador terem silenciado o sino da igreja de Turquel, eis que a população da freguesia se mobilizou através de uma petição colectiva pelo Direito à Tradição, que reuniu cerca de 1400 assinaturas. O toque sineiro fez-se de novo ouvir no passado fim-de- semana.

Recorde-se que a Paróquia de Turquel recebeu uma queixa do morador que, apelando à Lei do Ruído, reclamou do toque do sino durante a noite nos dias de semana. A igreja anuiu.

Mas o morador apresentou outra reclamação junto da GNR, requerendo que o sino deixasse de tocar também durante as primeiras horas da manhã ao fim-de-semana, dias em que é accionado das 8 às 22 horas. O sino ficou em silêncio também neste período, sob contestação da população.

Este fim-de-semana voltou a soar e a comunidade espera que o conflito fique por aqui, nota Sandra Nóbrega, porta-voz do movimento pelo Direito à Tradição. Inês Silva, vice-presidente da Câmara de Alcobaça, sublinha que é preciso cumprir a lei e usar de “bom-senso”.