Viver

Sinopse regressa com várias novidades e estreia o projecto Arquipélago

23 fev 2023 14:00

Te-Ato. Companhia de Leiria quer atrair espectadores e artistas mais jovens

sinopse-regressa-com-varias-novidades-e-estreia-o-projecto-arquipelago
O arranque do Sinopse (e do Arquipélago) acontece nesta quinta-feira, na Sala Jaime Salazar Sampaio
DR

Se continuasse no mesmo formato, o Sinopse “não passaria de mais um festival de teatro, à semelhança de outros que para aí há”. Quem o diz é o director do Te-Ato, e programador do Sinopse, Miguel Sarreira. “Não conseguiríamos diferenciar-nos nem crescer”.

Daí, a mudança. Em vez de se apresentar concentrado em algumas semanas, o Sinopse passa a estender-se ao longo de vários meses, entre Fevereiro e Dezembro, com um programa que procura “não estar fechado no teatro” e ambiciona atrair espectadores e artistas mais jovens.

Ao mesmo tempo, há um regresso “às origens”, com a companhia de Leiria a reencontrar-se com o “carácter de experimentalismo” dos primeiros anos do festival, que, em 2023, chega à décima edição.

A abertura do X Sinopse – Festival Actor João Moital dá-se hoje, 23 de Fevereiro, através do primeiro episódio de um novo projecto do Te-Ato, o Arquipélago, que se inspira nos mesmos princípios que Miguel Sarreira pretende para a nova fase do Sinopse. “Que procure as novas expressões, aquele pessoal que anda nos TikTok's da vida a publicar vídeos ou a escrever”, explica. “Vamos ver o que há de valor por aí e mostrar”. Formas de expressão “realmente novas” ou que “não sendo novas se descubram valores”, gente “que tem algo para dizer de novo, que tem uma linguagem nova”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ