Sociedade
SMAS de Leiria têm em curso plano para limpar 90 reservatórios de água
Objectivo "é garantir a qualidade e segurança da água fornecida à população"
Os SMAS de Leiria têm em curso o plano de limpeza e higienização dos reservatórios da rede pública de água no concelho. A intervenção, iniciada em Outubro, vai prolongar-se até Abril do próximo ano e abrange cerca de 90 infra-estruturas.
O objectivo desta operação "é garantir a qualidade e segurança da água fornecida à população, através da manutenção e limpeza regular das estruturas de armazenamento", explica um comunicado dos SMAS, ressalvando que, durante as acções de limpeza, "poderão verificar-se oscilações de pressão ou suspensões temporárias no abastecimento".
“A limpeza e higienização dos reservatórios é uma etapa essencial para assegurar a qualidade da água que chega às torneiras", frisa aquela nota, que assegura que "cada infra-estrutura só é colocada novamente em serviço após análises rigorosas confirmarem que a água é segura para consumo humano”.
De acordo com a empresa, “a higienização das superfícies internas evita a formação de biofilmes, uma camada biológica composta por microrganismos e sedimentos que pode afectar a qualidade da água”.
Os SMAS de Leiria gerem um sistema que integra 1.900 quilómetros de condutas de água, 73 reservatórios, 47 estações elevatórias e 13 estações de desinfecção, assegurando o abastecimento de água de qualidade a todo o concelho.