Sociedade

“Só com trabalho, esforço e sacrifícios se atingem os objectivos”

14 set 2017 00:00

Marçal Grilo sobre o novo perfil do aluno.

so-com-trabalho-esforco-e-sacrificios-se-atingem-os-objectivos-7142

“Só com trabalho, estudo, esforço e, por vezes, sacrifícios se conseguem atingir os objectivos. Nada cai do céu. É preciso que não acreditem na sorte. Não teve muita sorte, trabalhou muito”.

Estas foram algumas das palavras de Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação, que esteve no Fórum Educação, organizado pela Câmara de Leiria, com o apoio do JORNAL DE LEIRIA, para abordar o Perfil de Competências do Aluno do Séc. XXI.

Para o também presidente do Conselho Estratégico da Futurália, os alunos devem ter “consciência da complexidade e das dificuldades que vão encontrar na escola” e que é “preciso encarar a vida como um desafio permanente e não ter medo do futuro”.

"Acreditar", "nunca desistir" e "saber gerir os insucessos" foram outras das sugestões deixadas por Marçal Grilo, que admitiu que "este perfil não é fácil de criar", mas "de tudo isto é preciso que resulte o saber ser e o saber estar".

O antigo ministro da Educação considerou ainda que, actualmente, o grande desafio das escolas é descobrir como competir com "iphones", "netflix" ou "youtubers" e mostrar-se como essencial e atractiva.

"A escola tem de tornar uma coisa que é essencial e atractiva", disse, admitindo que se “aprende imenso na internet e nos sites qualificados”. No entanto, Marçal Grilo sossega os professores afirmando que “a aula clássica para conhecimentos de base é essencial", pelo que “não se vão tornar descartáveis”, apesar de existirem "novas formas de aprender e de recolher informação".

Constatando que o conhecimento e as novas tecnologias "evoluem a uma velocidade enorme" e que a "imprevisibilidade é permanente", Marçal Grilo desafiou os professores a "encontrar o talento de cada alu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ