Sociedade

Só três escolas portuguesas dão diploma americano. Uma delas fica no Juncal

20 jul 2020 14:08

Alunos concluem ensino secundário no país de origem e nos EUA, ao abrigo do Diploma Dual da Academica International Studies

so-tres-escolas-portuguesas-dao-diploma-americano-uma-delas-fica-no-juncal
Instituto Educativo do Juncal aceita candidaturas de alunos de qualquer escola
Ricardo Graça/Arquivo

Um novo diploma dual, que permite concluir o ensino secundário português e em simultâneo o ensino secundário americano, é oferecido já a partir do próximo ano lectivo pelo Instituto Educativo do Juncal, no distrito de Leiria, através do programa de equivalência internacional da Academica International Studies, organização com sede em Miami, na Flórida.

Só três escolas portuguesas estão envolvidas: o Real Colégio de Portugal em Lisboa, a Escola Internacional de Torres Vedras e o Instituto Educativo do Juncal no concelho de Porto de Mós.

No ano lectivo 2020/2021, estudantes de qualquer escola em Portugal, a frequentar o 10.º ou 11.º ano em cursos científico-humanísticos ou profissionais, podem candidatar-se junto do Instituto Educativo do Juncal (IEJ) – o prazo está a decorrer – para iniciarem o percurso que conduz ao american high-school diploma, último degrau antes do ensino superior nos Estados Unidos.

Contam “com o apoio de uma professora tutora do IEJ, que fará a ponte, sempre que necessário, entre os alunos e famílias e os professores norte-americanos e acompanhará todo o processo e evolução dos alunos”, explica a coordenadora do projecto no IEJ, Liliana Gomes.

“Saliento três objectivos principais do programa, que se convertem numa mais-valia de valorização pessoal e académica”, refere ao JORNAL DE LEIRIA. “O facto de os alunos experimentarem um ambiente de imersão linguística, pois o programa realiza-se em inglês e oferece um contacto directo e regular com os Estados Unidos; imersão tecnológica, pois o facto de ser online permite aos alunos trabalhar e desenvolver-se num ambiente totalmente digital; e imersão pessoal, pois estimula um elevado grau de autonomia, responsabilidade e maturidade”.

Para obterem o american high school diploma, os estudantes precisam das equivalências conferidas pelo aproveitamento na escola portuguesa, a que juntam seis créditos norte-americanos, ou seja, seis disciplinas distribuídas por dois ou três anos, em que quatro pertencem ao currículo obrigatório e duas são opcionais.

Criado e desenvolvido pela Academica International Studies, o diploma dual é reconhecido em todos os estados dos Estados Unidos da América e em todas as universidades do mundo, garante o IEJ.