Desporto

Sobrecarga competitiva no regresso aumenta risco de lesão

23 abr 2021 18:01

A Juve Lis é o exemplo de uma equipa que será obrigada a uma maratona para levar a competição até ao fim. Ao risco de lesões soma-se o receio de nova interrupção. E então, tudo terá sido em vão.

sobrecarga-competitiva-no-regresso-aumenta-risco-de-lesao
Juve Lis terá de jogar à cadência de um jogo a cada quatro dias
Márcio Menino

Os campeonatos secundários estão parados desde o início de Janeiro. Exceptuando o futebol, apenas o primeiro escalão das diversas modalidades continuaram a ser disputadas.

Agora que a prática dos desportos de médio risco voltou a ser possível, as várias federações e associações distritais procuram encontrar campeões e definir subidas e descidas, mas o método seleccionado não foi similar.

E se uns, por falta de tempo e receio de uma nova vaga, optaram por cumprir apenas a primeira volta dos respectivos campeonatos, outros optaram por fazer jogar todas as jornadas em falta, como é o caso da Federação de Andebol de Portugal.

Ora, esta decisão superior criou um problema à Juve Lis, cuja equipa masculina terá de cumprir, de 1 de Maio a 10 de Julho, nada menos do que as 12 jornadas em falta para terminar a competição, mas também os cinco jogos que tinham sido adiados devido a surtos associados à Covid-19.

Ou seja, para terminar a primeira fase da 2.ª Divisão de andebol masculino, a equipa de Paulo Félix terá de fazer nada menos do que 17 jogos em 71 dias, o que obrigará a uma cadência de um jogo a cada quatro dias.

“Tentámos marcar jogos ainda para Abril, mas ninguém aceitou. O que é compreensível, porque só agora começam a treinar”, explica João Marques, director desportivo do clube de Leiria.

“Possivelmente terá de haver jogos a meio da semana”, o que, para uma equipa 100% amadora, será particularmente difícil de gerir. E também há a questão da igualdade de circunstâncias, pois outras equipas, como o líder São Bernardo, só tem uma partida em atraso, pelo que terão de fazer menos quatro jogos em igual período.

“É complicado, realmente. Não somos uma equipa assim tão extensa e normalmente completamos o grupo com os jogadores dos sub-23, que também vão ter o campeonato deles. Não poderemos ter tantos treinos e vamos ter de gerir muito bem a condição física e o cansaço.”

Para o responsável, esta sobrecarga de jogos “aumenta exponencialmente o risco de lesão”, algo que “está a preocupar os atletas” e, por todas esta razões, admite não concordar com o método preconizado pela Federação de Andebol de Portugal, num ano particularmente “difícil de gerir” para a Juve Lis, “sem receitas o ano todo”.

O fisioterapeuta Rui Faria também considera o o momento perigoso. “A verdade é que há competições em que pouco se treina, é apenas gerir carga, como na NBA. Quase que só jogam, mas há uma monitorização grande de todos os atletas. A este nível da Juve Lis, amador, tentar fazer um programa competitivo seguindo o mesmo modelo, mas sem a mesma retaguarda, é um bocado arriscado. Se calhar até há atletas neste nível que não treinam com essa frequência, de quatro em quatro dias, quanto

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ