Sociedade

Sofia Gameiro procura estratégias terapêuticas contra o cancro

9 set 2018 00:00

Investigadora, natural de Ourém, lidera grupo de pesquisa no National Cancer Institute nos EUA.

sofia-gameiro-procura-estrategias-terapeuticas-contra-o-cancro-9212
Maria Anabela Silva

O interesse de Sofia Gameiro pela investigação na área do cancro surgiu ainda na adolescência, “por motivos familiares”. Natural de Urqueira, Ourém, acabaria por se formar em Farmácia pela Universidade de Coimbra, fazendo depois o doutoramento em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos da América.

Actualmente, lidera um grupo de investigação do Center for Cancer Research (Centro de Investigação do Cancro), no National Cancer Institute (Instituto Nacional do Cancro), nos EUA, que procura desenvolver estratégias terapêuticas contra esta doença.

A oportunidade de Sofia Gameiro trabalhar nos EUA, onde está desde 2000, surgiu na recta final do doutoramento, quando entrou em contacto com a equipa do National Cancer Institute (NCI) com a qual trabalha hoje e ficou “fascinada”.

“A possibilidade de desenvolver estratégias terapêuticas contra o cancro no laboratório e iniciar ensaios clínicos para examinar a sua eficácia e poder, potencialmente, aumentar a vida e/ou qualidade de vida de um doente atingido por esta doença, num curto espaço de tempo, foi uma possibilidade única que não podia recusar”, conta a investigadora.

A equipa a que Sofia Gameiro se refere é o grupo de imunomodulação do Center for Cancer Research, que lidera desde o ano passado. “A imunomodulação consiste em explorar as alterações biológicas que ocorrem nas células cancerígenas quando estas são expostas mas sobrevivem à quimioterapia, à radioterapia ou outras modalidades de tratamento oncológico”, explica a inves

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ