Desporto

“Sofrer um enfarte do miocárdio foi um ensinamento para a vida”

11 dez 2023 08:30

Um ano e meio após o maior susto da sua vida, Luís Conceição viajou até aos Estados Unidos da América para participar na Maratona de Nova Iorque, e assim cumprir a sua 63.ª maratona

sofrer-um-enfarte-do-miocardio-foi-um-ensinamento-para-a-vida
Luís Conceição percorreu 42,195 quilómetros em 04h52m54s na Maratona de Nova Iorque
Facebook Luís Conceição

Quem o viu a percorrer a Maratona de Nova Iorque, no passado mês de Novembro, cumprindo assim a sua 63.ª maratona, não imaginava que, um ano e meio antes, Luís Conceição tinha sofrido um enfarte agudo do miocárdio, naquele que foi “um ensinamento para a vida”, que ainda assim não o impediu de continuar a fazer o que mais gosta: correr e praticar desporto.

Residente na Martingança (Alcobaça), Luís Conceição, de 63 anos, estava longe de imaginar que no dia 5 de Abril de 2022 enfrentaria a maior prova da sua vida. Os primeiros sintomas que “algo não estava bem” começaram no fim-de-semana. Após ter cumprido “tranquilamente” uma prova de BTT no sábado, foi no domingo, num treino de bicicleta, que começou a sentir “uma sensação diferente”. “Optei por não fazer tantos quilómetros como os que estavam previstos, e quando cheguei a casa normalizou. Só na terça-feira é que aconteceu o inesperado”, explica Luís Conceição.

Técnico de manutenção na REN, estava numa estação de gás natural nas Meirinhas (Pombal) quando começou a sentir-se mal e chamou um colega. Deu entrada no hospital pelo próprio pé e recebeu “uma assistência muito rápida” por parte da equipa médica. “Só diziam que tinha sido detectado a tempo. Se não fizesse desporto, tinha provavelmente acontecido 10 anos antes.”

Seguiram-se três dias nos cuidados intensivos e um período de recuperação em casa sob vigilância médica. “Durante dois meses fui acompanhado num programa de recuperação cardiovascular do Hospital de Santo André, em Leiria. Quando terminou, fiquei com sequelas mínim

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ