Sociedade

Solidariedade abraça São Tomé com alimentos e escola nova

1 nov 2020 15:18

Educação, alimentação e saúde são algumas vertentes desta ONG

solidariedade-abraca-sao-tome-com-alimentos-e-escola-nova
Este domingo, associação inicia construção de nova escola
DR
Daniela Franco Sousa

As gentes da região de Leiria estão uma vez mais a demonstrar um grande espírito solidário. Desta vez, é a recém-formada Associação Abraçar São Tomé e Príncipe que está a mobilizar esforços, a enviar materiais e braços para apoiar aquela população em várias frentes, seja na educação, na alimentação ou na saúde.

A responsabilidade deste projecto deve-se a Nuno Rodrigues, padre de Leiria, que em 2018, acompanhado por uma equipa de 12 voluntários, participou numa missão na cidade das Neves (distrito de Lembá), onde auxiliou um grupo de irmãs franciscanas. “Associámo-nos à construção de uma cantina e de um refeitório social, que passou a garantir uma refeição diária a 1600 crianças”, recorda Nuno Rodrigues.

No entanto, explica o padre, na medida em que são muitas as carências desta população, os voluntários sentiram necessidade de se organizar melhor, para oferecer maiores respostas à comunidade. E assim viria a constituir-se a Associação Abraçar São Tomé e Príncipe, em Junho de 2020, organização não governamental que está a trabalhar sobretudo com este território, mas que visa estender a sua ajuda a outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Nuno Rodrigues, vice-presidente da ONG - a Abraçar São Tomé e Príncipe é presidida por Catarina Fontainhas – inumera as diferentes conquistas já alcançadas pela associação. Entre elas está o apadrinhamento de mais de uma centena de crianças, com o apoio anual de 120 euros a cada menino. A chegada da Covid-19 originou uma ruptura de alimentos, pelo que o envio de 70 toneladas de produtos alimentares foi outra das iniciativas levadas a cabo pelo organização.

Paralelamente, foi criado um fundo de emergência, de 3

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ