Sociedade

‘Sombras’ por um dia para escolher futuro

2 jun 2022 14:54

Projecto job shadowing dirige-se a alunos do 12.º ano

sombras-por-um-dia-para-escolher-futuro
A Nerlei fez parceria com a Escola Secundária Rodrigues Lobo
Ricardo Graça/Arquivo

Alguns alunos chegam ao final do ensino secundário e mantêm algumas dúvidas sobre o percurso a seguir, quer na prossecução dos estudos quer no mundo do trabalho.

Como forma de ajudar os estudantes que frequentam cursos científico-humanísticos, a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria decidiu implementar o job shadowing, “uma modalidade inovadora de exploração do mundo do trabalho e das profissões, que implica o envolvimento e a participação activa dos alunos”.

Durante um dia, os estudantes visitam um local de emprego da área em que gostariam de trabalhar no futuro. Os jovens são a ‘sombra’ de um colaborador de uma empresa, podendo assim perceber em que consiste e que tipo de trabalho é desenvolvido concretamente naquela profissão.

Jacinto Santos, aluno do 12.º ano na Escola Secundária Rodrigues Lobo, em Leiria, estava indeciso entre seguir uma licenciatura em Engenharia Industrial e Engenharia Automóvel. Há cerca de uma semana passou um dia na oficina da Vimoter.

“Tive uma experiência real do mundo do trabalho, de observar e estar com profissionais do sector”, adianta ao JORNAL DE LEIRIA.

O jovem ficou ainda com noção da importância do “trabalho em equipa para atingir o sucesso” e ao longo de um dia inteiro esclareceu as dúvidas que tinha. “Ajudou-me a decidir. Vou candidatar-me à licenciatura em Engenharia Automóvel”, confessa, ao referir que o job shadowing é uma oportunidade para os jovens esclarecerem dúvidas sobre o seu futuro e terem uma perspectiva diferente do que é o trabalho e todo o contexto laboral.

Experiência
Dissipar dúvidas aos finalistas
A partir dos trabalhos de A. G. Watts (1996) no Reino Unido e de intervenções desenvolvidas nos EUA, após a publicação da iniciativa legislativa School-to-Work Opportunities Act (1994), e do trabalho de mestrado de Isabel Quirino (2009) em Portugal, a técnica do job shadowing é “uma inovadora modalidade de exploração do mundo do trabalho e das profissões a implementar em contexto escolar pelos Serviços de Psicologia e Orientação”, refere uma nota da Nerlei. “Verificámos que o impacto do job shadowing no desenvolvimento vocacional dos estudantes do 12.º ano de escolaridade e, especificamente, o contributo relativo dos seus dois componentes nucleares, a experiência de job shadowing e a reflexão sobre a experiência, tem um impacto muito positivo.” Para as empresas, é “uma forma de se abrir a novos talentos e preparar possíveis colaboradores que, quem sabe, se tornem parte integral de sua equipa após a sua formação académica”.