Sociedade

Sopas e fados angariam verbas para lar residencial da Cercilei

5 nov 2023 09:00

Iniciativas solidárias para recolher fundos destinados a concretizar projecto antigo, que permitirá acolher 32 utentes.

sopas-e-fados-angariam-verbas-para-lar-residencial-da-cercilei
Novo lar terá capacidade para 32 utentes
DR

A CERCILEI - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria, promove, este mês, duas iniciativas de angariação de fundos para a construção do novo lar residencial, que terá capacidade para acolher 32 utentes.

A primeira actividade está marcada para o próximo sábado, dia 11, com a realização da 6ª Festa (Solidária) da Cercilei – Festival das Sopas, que decorrerá nas instalações da instituição, nos Pinheiros, a partir das 18 horas.

Já no dia 30, terá lugar uma noite de fados, com jantar, que contará com as actuações graciosas dos fadistas António Pinto Bastos, Ana Paula Santos, Celeste Pereira, Maria Antónia e Jaime Amante. O evento tem início às 19:30 horas e carece de reserva, que pode ser efectuadas através de telefone (244 850 970) ou email (cercilei@cercilei.pt).

Uma ambição antiga da instituição, o novo lar residencial da Cercilei, nascerá nos Marrazes, em terreno cedido pela Câmara de Leiria. O projecto foi aprovado com um orçamento de 1,7 milhões de euros, com comparticipação de cerca de um milhão por parte do PARES 3.0. A restante verba será suportada pela instituição, sendo que, com a subida dos preços registada nos últimos meses, também o valor a assumir pela Cercilei aumentou. 

A construção do novo lar residencial é uma ambição antiga, quer da instituição quer dos familiares dos utentes. "Para muitos pais este projecto tranquiliza-os em relação ao futuro", refere a Cercilei na nota de imprensa de dvulgação dos eventos solidária, que cita um dos pais: “Gostava de fechar os olhos e saber que o meu filho fica bem”.