Economia

SPAL aumenta salários e recruta mais 30 pessoas

28 jan 2022 08:00

Empresa de porcelanas de Alcobaça, que atravessou um PER, vai implementar medidas para reconhecer o esforço da sua equipa

spal-aumenta-salarios-e-recruta-mais-30-pessoas
Exportações asseguram 60% das vendas
DR

A Sociedade de Porcelanas de Alcobaça “reconhece nos seus colaboradores o activo mais importante e, por esse motivo, reuniu um conjunto de iniciativas que pretendem não só constituir uma justa valorização do esforço colectivo, como também um incentivo à motivação necessária para os desafios futuros”.

Em nota à imprensa, a SPAL anuncia que depois de dois anos “verdadeiramente desafiantes”, e “apesar de subsistirem obstáculos de vária ordem”, como o “agressivo aumento generalizado de custos directamente relacionados com a sua actividade”, irá fixar em 715 euros o salário mínimo na empresa.  

Por outro lado, reviu o valor diário do subsídio de alimentação, que passa a representar 88 euros mensais por 22 dias de trabalho, “valor, como sabemos, livre de deduções de impostos”.

“Com a definição e partilha de um objectivo mensal de produção e facturação, a SPAL manterá, em 2022, o prémio de produtividade estabelecido no ano passado e que inclui uma componente de assiduidade. Deste modo pretende continuar a premiar o comprometimento de todos com os objectivos da empresa”, aponta na mesma nota.

Reorganização de turnos rotativos, juntando elementos mais jovens com outros mais experientes, e formação são outras das medidas a implementar.

“A administração da SPAL acredita que este conjunto de medidas, que resulta num muito expressivo esforço financeiro, permitirá maior optimização das suas equipas, maior eficiência e intercâmbio entre os seus elementos com diferentes níveis de formação, com o resultante fortalecimento de um verdadeiro espírito de equipa”, afirma.

Por outro lado, “a SPAL reconhece neste esforço financeiro a possibilidade de proporcionar aos seus colaboradores maior equilíbrio a nível pessoal, que acredita reverterá em melhores indicadores de desempenho, assiduidade e produtividade”-

A estratégia da SPAL para 2022 “passa claramente por uma aposta nos seus recursos humanos, sem os quais não seria possível cumprir os ambiciosos objectivos que tem definidos”.

Por esse mesmo motivo, “a necessidade de recrutamento mantém-se”, estando a empresa a prever a contratação de cerca de 30 novos colaboradores fabris.