Economia

Subida de 1000% no preço do gás natural obriga cerâmicas a parar

18 mar 2022 14:00

São esperados despedimentos e falências no sector

subida-de-1000percent-no-preco-do-gas-natural-obriga-ceramicas-a-parar
Peso do combustível nos custos de produção não pára de subir
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

“A Arfai Ceramics tem 26 anos de existência e já viveu momentos difíceis, mas nunca como hoje viu os seus custos escalar de forma tão descontrolada. Assisto ao aumento do gás natural com pânico e não quero ainda crer que o meu segundo custo (depois da mão-de-obra) subiu 994% desde Agosto 2021”.

Numa publicação no facebook, Carla Moreira, CEO desta unidade de cerâmica de Alcobaça, reconhece que a empresa que dirige “não conseguirá suportar muito tempo aumentos loucos de 1000% no gás natural, sob pena de arruinar a sua saúde financeira”.

Tal como alerta que a indústria cerâmica “não sobrevive” se estes aumentos continuarem. “As dispensas de trabalhadores na região e regiões confinantes já começaram em várias empresas. Outros dizem que vão desligar os fornos e essa é a última coisa a fazer, o fim”.

“Recuso este cenário”, diz na publicação a empresária, sem contudo esconder a sua “frustração depois de quase 30 anos de trabalho” e o sentimento de “impotência” face a esta escalada dos preços do gás natural.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ