Sociedade

Suinicultores devem 1,6 milhões à empresa Águas do Centro Litoral

4 jan 2018 00:00

Efluentes suinícolas não esgotam ETAR do Coimbrão. Ambientalistas denunciam descargas em linhas de água e terrenos.

suinicultores-devem-16-milhoes-a-empresa-aguas-do-centro-litoral-7896

A dívida das suiniculturas pela utilização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Norte, no Coimbrão, concelho de Leiria, ascende actualmente a 1,6 milhões de euros.

Conforme o JORNAL DE LEIRIA avançou na última edição, o contrato de financiamento comunitário a fundo perdido para a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES), que iria servir três concelhos na bacia do Lis, foi rescindido pela Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, porque o promotor, a Recilis, não cumpriu os requisitos do acordo. Mas os suinicultores estão também a falhar os compromissos assumidos com a empresa Águas do Centro Litoral, que gere o saneamento e o abastecimento de água nas redes públicas de 29 concelhos.

No ano de 2017, a ETAR do Coimbrão tratou 23 mil metros cúbicos de efluente suinícola, o que corresponde a um caudal médio diário de 63 metros cúbicos. O volume máximo num único dia foi de 150 metros cúbicos – e a ETAR do Coimbrão está dimensionada para receber até 280 metros cúbicos diários de efluentes suinícolas, informa a Águas do Centro Litoral, responsável pela exploração da infraestrutura.

No entanto, de acordo com Rui Crespo, da comissão de defesa da Ribeira dos Milagres, todos os dias são produzidos entre 2.200 e 2.500 metros cúbicos de efluentes suinícolas nos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós, onde se encontram activas mais de 400 suiniculturas. A maior parte dos dejectos são atirados directamente para linhas de água e terreno

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ