Economia

Suinicultura nacional vive “situação catastrófica”

31 dez 2015 00:00

Sector está em vias de desaparecer, alerta David Neves

suinicultura-nacional-vive-situacao-catastrofica-2746
Raquel de Sousa Silva

Alertar para a “situação catastrófica” que a suinicultura atravessa, sensibilizar os portugueses para o consumo de carne de porco nacional e para o incumprimento na rotulagem foram os principais objectivos de uma acção que levou cerca de 200 produtores a uma loja em Braga, no domingo.

Ainda em Leiria, onde se concentraram suinicultores da região e da zona sul do País, David Neves disse à RTP que “o sector está em vias de desaparecer”.

Ao JORNAL DE LEIRIA, este produtor (também presidente da Associação de Suinicultores do Concelho de Leiria) explica que os suinicultores estão a vender a carne cerca de 40% abaixo do preço de custo.

Segundo diz, os produtores estão a receber entre 0,95 e um euro por quilo de carne, quando a sua produção fica entre 1,45 e 1,50 euros. “A distribuição esmaga completamente os preços na produção nacional”, lamenta.

David Neves explica que um dos factores que estão na origem dos preços baixos a que a carne está a ser vendida é a conjuntura desfavorável, ou seja, um cenário de excesso de produção na Europa, agravado com o embargo russo.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital deste artigo