Sociedade

Surto de gripe A já tem 35 casos confirmados entre jovens atendidos na urgência em Leiria

4 mar 2022 15:01

Aguardam-se resultados de 29 zaragatoas. Autoridades de saúde afastam hipótese de surto de legionella.

surto-de-gripe-a-ja-tem-35-casos-confirmados-entre-jovens-atendidos-na-urgencia-em-leiria
Jovens foram atendidos na urgência pediátrica do hospital de Leiria

A gripe provocada pelo Influenza A é a causa predominante para as situações que, desde esta quinta-feira, levaram cerca de 230 adolescentes e jovens adultos às urgências Pediátrica e Geral do Hospital de Santo André, em Leiria, com sintomas de febre, tosse e dores musculares. 

Os jovens em causa têm em comum o facto de terem participado numa festa num estabelecimento de diversão nocturna. Nas redes sociais surgiu a hipótese de se tratar de um surto de legionella, uma possibilidade que é afastada pelas autoridades de saúde.
 
Em comunicado, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) esclarece que, até ao momento, foram observados 130 jovens na Urgência Pediátrica, com idades entre os 14 e os 17 anos, com sintomas de febre, tosse e dores musculares. “Apenas um jovem” continua sob vigilância. 

Segundo a informação hospitalar, “foram detectados sete resultados positivos para a Covid-19 em 76 testes” e  35 casos confirmados de influenza A. “Aguardam-se os resultados de mais 29 zaragatoas”, acrescenta aquela nota, esclarecendo que “oram despistados eventuais surtos de covid-19 e de legionella”.

O CHL informa ainda que no Serviço de Urgência Geral foram atendidos mais de 100 jovens adultos, entre os 18 e os 24 anos, atendidos no Serviço de Urgência Geral mais de 100 jovens adultos, com idades, com sintomas de febre, tosse, dores musculares e sintomas.

respiratórios, sem sinais de gravidade.  Nestes casos, “foi diagnosticada gripe, que apresenta uma elevada taxa de transmissibilidade e os utentes já tiveram alta”.
Entretanto, já foram feitas colheitas na discoteca Império Romano, onde muitos dos jovens afectados terão estado no sábado e na segunda-feira para celebrar o Carnaval.

Os resultados ainda não são conhecidos, mas, tendo em conta os resultados dos testes feitos aos jovens, “o mais provável é a exclusão de legionella”, admite Rui Passadouro, delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral.

Esta quinta-feira, o estabelecimento de diversão publicou um comunicado na sua página de facebook, assegurando estar em “estreita colaboração com a Autoridade de Saúde para averiguar” o fundamento das informações que se multiplicaram nas redes sociais.