Economia

Susana Forte vai fazer dez mil quilómetros de moto, na América Latina, pela paz

10 jun 2023 12:00

Será a primeira portuguesa a participar numa destas missões e a única, nesta viagem, que não é agente da polícia

susana-forte-vai-fazer-dez-mil-quilometros-de-moto-na-america-latina-pela-paz
Suzana Forte procura apoios para esta missão de solidariedade e mensagem de paz
Jacinto Silva Duro

Susana Forte vive na região Oeste, é motard há 38 anos e vai percorrer dez mil quilómetros, aos comandos de uma moto Suzuki V Strom 1000 DL, entre Outubro e Dezembro, num itinerário que a levará do Uruguai, à Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia, em nome da paz.

No percurso, visitará cidades e reunirá com autarcas locais e diplomatas portugueses.

Vai fazê-lo a convite e ao lado de outros elementos da Moto For Peace, organização composta por agentes de várias organizações policiais internacionais, como a Interpol ou a PSP portuguesa, cuja paixão são as motos e que se assumem como “embaixadores da paz e solidariedade no Mundo”.

Esta missão, tal como todas as da Moto For Peace, acontece com o beneplácito do próprio Vaticano.

Aliás, é um organismo ligado à Santa Sé, os Anonimi della Fede, quem escolhe as missões e os temas a abordar e, depois, os transmite ao Moto for Peace, cujos elementos então partem pelo Mundo sob a bandeira da solidariedade.

“O meu nome é Susana Forte e, como o próprio nome indica, sou uma força da natureza”, assegura.

Será a primeira portuguesa a participar numa destas missões e a única, nesta viagem, que não é agente da polícia.

“Irá também connosco um agente da PSP, a primeira vez em 20 anos de existência da Moto for Peace”, conta a motard, que cresceu na Grécia e já viajou por todo o mundo.

Em 2022, tive a honra de me encontrar com os Moto For Peace, durante a passagem por Portugal até Santiago de Compostela, no Xacobeo. Tive a oportunidade de conhecer detalhadamente o que fazem e, principalmente, porque o fazem. É uma causa verdadeiramente apaixonante.”

E foi assim que surgiu o convite para integrar a missão de paz na América Latina.

Susana irá dedicá-la ao comendador Libânio Fortunato Boavida Forte, que foi presidente da Associação dos Portugueses na Grécia, conselheiro das Comunidades Portuguesas e, mais importante, seu pai.

“Devo-lhe as raízes, os ensinamentos, os valores e a pessoa em que me tornei.”

A preparação para o trajecto já começou na Tunísia, onde o grupo entrou em contacto com pisos de areia e fora de estrada, semelhantes aos da América do Sul.

Neste momento, embora o sonho esteja encaminhado, será preciso resolver alguns problemas logísticos e de ˆnanciamento e a motard procura patrocínios e parceiros.

“Para cumprir a minha missão a 100% neste itinerário, gostaria de contar com o apoio de todos, de forma a fazer face aos custos associados à missão, com a revisão completa da mota e materiais necessários, com o contentor para transporte da mota, as viagens de ida e volta e alimentação”, conta, estimando que o valor total seja de 11 mil euros.

Para acompanhar o trajecto de Susana, pode seguir o canal de Youtube Sharper Blade Portugal.

Susana Forte treinou na Tunísia para a missão na América latina