Sociedade

Suspeito de violência doméstica detido na Batalha

21 mai 2021 15:16

Homem de 59 anos foi preso pela GNR

suspeito-de-violencia-domestica-detido-na-batalha
Detido tem antecedentes criminais pelo mesmo crime
Ricardo Graça

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, esta quinta-feira, um homem de 59 anos suspeito de violência doméstica, no concelho da Batalha, dando cumprimento a um mandado de detenção, tendo sido ainda apreendida uma arma de fogo sem documentação válida. 

Numa nota de imprensa, a GNR informa que, na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito "infligiu maus-tratos verbais, físicos, psicológicos e ameaças de morte, durante a relação de 18 anos que manteve com a vítima, sua companheira de 49 anos".

Segundo a GNR, o agressor "persistiu em infligir à vítima maus-tratos verbais e psicológicos, sujeitando-a inclusive a manter relações sexuais contra a sua vontade, deixando-a numa situação de subjugação total".

No decurso da investigação, os militares apuraram que o "suspeito humilhava reiteradamente a vítima, controlando totalmente a sua vida, não permitindo que esta exercesse qualquer atividade profissional, que efetuasse compras sozinha, mantendo-a na sua dependência económica".

O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi presente ao Tribunal Judicial de Leiria, que lhe aplicou as medidas de coação de proibição de contactar com a vítima por qualquer forma ou meio e afastamento da sua residência.