Sociedade

Suspeitos de assaltos a multibancos julgados

5 dez 2019 18:00

Grupo vai ser julgado no Tribunal de Coimbra.

suspeitos-de-assaltos-a-multibancos-julgados
Uma das garagens onde guardavam o material furtado situava-se em Alcobaça
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

Treze arguidos suspeitos de pertencerem a um grupo que terá furtado mais de dois milhões de euros, em ataques a pelo menos 87 caixas multibanco em todo o país, nomeadamente em Leiria, começam a ser julgados a 6 de Janeiro, no Tribunal de Coimbra.

Segundo o Ministério Público, na acusação a que a agência Lusa teve acesso, os roubos terão ocorrido entre Setembro de 2016 e Dezembro de 2017, data em que a operação parou após três dos principais suspeitos terem sido detidos pela Polícia Judiciária, quando regressavam de mais um assalto.

Antes e após os furtos, os arguidos recorriam a uma das pelo menos quatro garagens que dispunham, onde tinham material que usavam para o roubo.

Já as companheiras de dois dos principais membros do grupo intermediavam contactos com outros membros e ocultavam artigos utilizados nos assaltos, recorrendo normalmente às quatro garagens que tinham em Alcobaça, Loures, Oeiras e Cascais.

A acção do grupo acabou quando, após um furto em Torres Novas, ao chegarem ao armazém de Alcobaça com o dinheiro, foram interceptados por elementos da PJ e da GNR, que acabaram por os deter.

Os três principais arguidos são acusados de vários crimes de furto qualificado, posse de arma proibida, falsificação de documento, explosão, receptação e branqueamento de capitais.

Outros são acusados de participarem no branqueamento de capitais do grupo, como é o caso de dois homens que, com as suas empresas, celebraram contratos de trabalho com dois dos arguidos para tentar "encobrir os proveitos económicos" dos furtos.