Viver

Taberna do T’Izelino testemunha história da Nazaré há 200 anos

28 nov 2021 17:45

Espaço emblemático serve petiscos e reconta episódios da vila

taberna-do-tizelino-testemunha-historia-da-nazare-ha-200-anos
Apenas 30 centímetros separam a taberna da igreja. A vizinhança é uma das particularidades desta casa com dois séculos de história
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

“Esta casa era da mãe de um tio do meu avô”, conta João Tavares. Feitas as contas, a Taberna do T’Izelino já soma uns 200 anos de história. E, por isso, deixou de ser apenas um espaço com uma excelente vista sobre o mar, onde se come marisco bem fresco, para se tornar também num cantinho emblemático, que testemunha e reconta episódios de uma vida difícil, de quem pouco ou nada tinha, na pequena vila da Nazaré.

Originalmente, este imóvel juntava de um lado uma mercearia e, do outro lado, a taberna. Por cima, ficava uma habitação. E sempre foi um edifício mantido nesta família, gente deste concelho, realça João Tavares.

De um lado, vendia-se desde o açúcar à farinha a granel. Do outro, serviam-se copos de vinho. E era também naquela loja que se vendia material de pesca para gentes de toda a parte. A família tinha uma fabriqueta de fio de algodão, para as redes, e ali se comercializava desde fio, canas e carretos. “Até dos Açores vinham aqui comprar”, relata o actual proprietário.

Uma das particularidades desta casa está na sua vizinhança. A escassos 30 centímetros de distância, já depois de ter sido construída a taberna, havia de nascer a Igreja de Santo Ant&o

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ