Desporto
Taça Nacional de Patinagem disputa-se na Marinha Grande
Provas realizam-se durante o fim-de-semana
O pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica 2.º e 3.º ciclos Nery Capucho, no concelho da Marinha Grande, vai receber a primeira edição da Taça Nacional Indoor de patinagem de velocidade, no próximo fim-de-semana, dias 15 e 16 de Novembro.
Numa co-organização do Município da Marinha Grande, da Federação de Patinagem de Portugal, da Associação de Patinagem de Leiria, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e da Junta de Freguesia da Marinha Grande, o evento terá a participação de 198 atletas de 18 clubes de todo o País, adianta ao JORNAL DE LEIRIA José Santana.
O treinador do clube Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente explica que a taça se desenrolará em quatro provas: uma de perseguição, uma a pontos, outra a sprint e ainda uma em linha.
“Consoante o comportamento dos atletas nestas provas serão ordenados numa tabela classificativa.”
Para José Santana, a realização desta prova na cidade vidreira reveste-se de uma enorme importância para a modalidade. “Estarão presentes os melhores patinadores e vai valorizar ainda mais esta disciplina na Marinha Grande”, destaca, ao sublinhar que a organização deste evento é mais uma prova da necessidade premente de construir um patinódromo, projecto que venceu o Orçamento Participativo em 2017 e que continua por realizar.
“Queremos alcançar alguns pódios. Vamos lutar por isso”, confessa, José Santana.
O pavilhão foi palco, no último sábado, do Torneio da Amizade – 3.º Encontro, uma prova regional de patinagem de velocidade, que reuniu cerca de 50 jovens atletas dos escalões de formação.
A competição, que serviu como antevisão da prova nacional e contribuiu para a preparação da mesma, foi co-organizada pelas Associações de Patinagem de Leiria, Lisboa e Ribatejo, em colaboração com a Câmara Municipal da Marinha Grande, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e a Junta de Freguesia da Marinha Grande, refere uma nota de imprensa da autarquia.