Sociedade

Tarde muito difícil no Rebolo e Milhariças, em Pombal

14 jul 2022 18:53

Casas ameaçadas e chamas dentro das aldeias

tarde-muito-dificil-no-rebolo-e-milharicas-em-pombal
Incêndio em Pombal esta tarde
Cláudio Garcia

Nos últimos minutos, os meios aéreos continuavam a combater um incêndio na freguesia de Abiúl, Pombal, onde têm estado toda a tarde a repetir descargas de água sobre frentes de fogo que ameaçam aldeias.

Rebolo e Milheiriças são duas povoações especialmente ameaçadas pelas chamas, com várias zonas onde o incêndio entrou na povoação e chegou até junto das casas.

Há relatos de habitações destruídas ou parcialmente danificadas, em alguns casos, alegadamente, de primeiro uso.

Também arderam zonas florestais e de cultivo.

No Rebolo, os moradores juntaram-se e defenderam-se com dois tractores e dois depósitos de água.

"Anda aqui à volta desde sexta e hoje começou forte e feio. Ontem à noite andava aqui em baixo", disse José Nunes ao JORNAL DE LEIRIA.

"Veio ali do lado do Vale da Abelha, apanhou estas serras todas e aproximou-se das nossas casas, limpou tudo, só não arderam as casas. Ardeu uma lá em cima, que é segunda habitação, e ardeu uma primeira habitação ali à frente, junto ao Rio Nabão", explicou António Anastácio, com críticas à falta de fiscalização de terrenos que não foram limpos.

Nas Milhariças, ali muito perto, a estrada entre as duas aldeias tem estado cortada desde há várias horas, só os meios aéreos impediram mais prejuízos, com um papel decisivo.

"Importantíssimo. Vitais. Ainda há pouco o que foi determinante para extinguir o perigo numa casa foi precisamente a passagem de um meio aéreo, que nos salvou", contou Vítor Silva.

Enquanto o JORNAL DE LEIRIA esteve no local, os aviões de combate a fogos fizeram várias descargas para controlar a frente do incêndio.

Também a população se mantém vigilante.

"Temos aqui várias mangueiras e temos estado a proteger as propriedades", salientou Vítor Silva. "Isto é constante, é por vagas, há momentos de maior tranquilidade e de repente o vento vira e é como um fósforo, em cinco minutos leva tudo à frente".

O concelho de Pombal é desde o início do dia um dos motivos de preocupação a nível nacional para a Protecção Civil, devido a vários incêndios.