Sociedade

Tartaruga leopardo encontrada a vaguear em rua de Pedrogão Grande

6 abr 2021 16:22

Exemplar, com 40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso”, foi resgatado pela GNR e entregue ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

tartaruga-leopardo-encontrada-a-vaguear-em-rua-de-pedrogao-grande
Tartaruga leopardo africana é uma espécie protegida

A GNR, através do Núcleo de Protecção do Ambiente (NPA) de Pombal, resgatou, esta segunda-feira, uma tartaruga leopardo africana que se encontrava a vaguear numa rua em Vila Facaia, concelho de Pedrogão Grande.

Numa nota de imprensa, a GNR explica que, na sequência do alerta de um popular, elementos do NPA deslocaram-se ao local e recolheram a tartaruga.

Trata-se de um exemplar de espécie Stigmochelys pardalis (tartaruga leopardo africana), “com 40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso”.

O animal foi entregue nas instalações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal, em Coimbra.

Esta é uma espécie protegida ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), sendo considerada “invasora” no País.

“A tartaruga leopardo africana reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um factor de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies”, refere aquela nota de imprensa da GNR.