Viver

Teatro do Botão. Uma nova casa para assinalar um ano de vida

18 jan 2025 16:35

Inauguração este domingo. O colectivo da Marinha Grande somou 120 apresentações em 2024, incluindo no estrangeiro

teatro-do-botao-uma-nova-casa-para-assinalar-um-ano-de-vida
A companhia tem já três estreias previstas para 2025
Ricardo Graça

Roupa, telemóveis, carros, computadores... os botões parecem indispensáveis, estão em toda a parte e agora estão também no centro tradicional da Marinha Grande. Chama-se Casa do Botão, o novo espaço de trabalho do Teatro do Botão, que passa a ter instalações próprias. “Sentimos que era preciso dar este passo, e este salto, para podermos crescer”, diz a produtora e dramaturga Susana Rodrigues. A inauguração, amanhã, coincide com o primeiro aniversário, que se assinala a 15 de Janeiro, da companhia nascida das cinzas do Teatro À Solta.

Em 2024, o Teatro do Botão somou 120 apresentações e mais de 10 mil espectadores, em Portugal, África do Sul e Namíbia. Nos palcos internacionais colocou em cena a peça Os Lusíadas com uma Perna às Costas, dentro de fronteiras celebrou a Revolução de Abril com Rua da Liberdade, num total de dez criações. “Trabalhámos muito para isso, mas acho que nenhum de nós estava à espera de chegar tão longe em tão pouco tempo”. O grupo, até recentemente alojado na sede da Associação Cultural e Recreativa da Comeira, espera, com a mudança para o número 12 da Rua Alexandre Herculano, levar “mais vida” ao núcleo antigo da cidade vidreira e ajudar a “criar novos hábitos de consumo cultural” e “novos públicos para a cultura”, explica Susana Rodrigues. “Um ano depois, ainda há pessoas que não sabem que a Marinha Grande tem uma companhia de teatro. E, na verdade, tem mais do que uma”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ